top of page

Quinzena Gastronómica do Bacalhau

O Município de Marvão promove, de 6 a 21 de Maio, a XIII Quinzena Gastronómica do Bacalhau. Ao longo destas duas semanas, marvanenses e turistas nacionais e estrangeiros, podem apreciar os melhores pratos e petiscos, especialmente confeccionados com este peixe de tradição tão portuguesa.


À semelhança daquilo que tem acontecido nas anteriores edições, esta Quinzena Gastronómica pretende incentivar a utilização de produtos endógenos na promoção da gastronomia e economia local, de forma a contribuir para uma afirmação, cada vez mais inquestionável, de Marvão enquanto destino turístico de excelência em Portugal e na Península Ibérica, tirando partido de grande oferta de restauração existente no concelho.

Para o vice-presidente do Município de Marvão, Luís Costa, “a Quinzena Gastronómica do Bacalhau, a par de outras que temos, dedicadas ao Azeite, ao Cabrito e Borrego, à Castanha e à Caça, são fundamentais para promover o nosso concelho. Não apenas do ponto de vista gastronómico, mas porque quando se fala destes produtos, fala-se também da nossa cultura, da nossa economia, da nossa produção, das nossas tradições. Quando promovemos estes produtos endógenos, promovemos Marvão no seu conjunto”.

Açorda de bacalhau, bacalhau na telha, arroz de línguas de bacalhau, torricado de bacalhau, bacalhau com capa de grão, ou pataniscas de bacalhau com arroz de tomate, são alguns dos pratos que se vão poder degustar, de 6 a 21 de Maio, nos 12 restaurantes aderentes do concelho (Casa do Povo, Varanda do Alentejo, Dom Manuel e Fago, em Marvão; J. J. Videira, Mil-Homens, O Tachinho, O Sever e Filip.é, na Portagem; Pau de Canela, em Santo António das Areias; Petiscos da Olga, no Prado-Escusa; e Sabores de Marvão, na Beirã).


(Fonte-C.M.Marvão|Foto-D.R.)

bottom of page