PRIMEIRA COMISSÃO DE COGESTÃO CRIADA EM PORTUGAL NO PARQUE NATURAL DE SÃO MAMEDE

Está oficialmente designada a comissão de co-gestão do Parque Natural da Serra de S. Mamede. O PNSSM, localizado nos municípios de Arronches, Castelo de Vide, Portalegre e Marvão, é a primeira área protegida do País com uma comissão de co-gestão constituída.


"Esta comissão de co-gestão terá responsabilidades específicas, enquanto órgão de administração e gestão desta área protegida, sendo o primeiro responsável perante a comunidade pelo desempenho nos domínios da promoção, sensibilização e comunicação”, explica uma nota de imprensa do Gabinete do Ministro do Ambiente e Acção Climática, Pedro Matos Fernandes.

O PNSSM sob a alçada até aqui do ICNF, fica agora a vigorar em co-gestão conforme nota da Direcção Regional da Conservação da Natureza e Florestas do Alentejo enviada ao Município de Arronches, que defende que “tem que se defender a fauna e a flora mas, também, as pessoas que vivem no Parque”.

Trata-se de um despacho do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Frederico Tojal de Valsassina Heitor e, o Secretário de Estado da Conservação da Natureza, das Florestas e do Ordenamento do Território, João Paulo Marçal Lopes Catarino.

Esta comissão é composta pelos Municípios que integram o PNSSM, tendo na presidência António Nobre Pita, Presidente da Câmara de Castelo de Vide (PSD) e integra outras entidades como o director Regional da Conservação da Natureza e Florestas do Alentejo; representante do Instituto Politécnico de Portalegre; representante de organizações não-governamentais de ambiente e equiparadas, designado pela Confederação Portuguesa; representante da Associação de ‘Lugares da Serra Alentejana’; da Associação de Agricultores do Distrito de Portalegre e do Turismo do Alentejo.

O propósito é o de “atingir todos os objectivos no desenvolvimento de uma dinâmica partilhada de valorização da área protegida, tendo por base a sua sustentabilidade, estabelecendo procedimentos concertados, que visem um melhor desempenho na salvaguarda dos valores naturais e na resposta às solicitações da sociedade, e gerar uma relação de maior proximidade aos cidadãos do Parque Natural da Serra de São Mamede e do Alto Alentejo”, conforme defende a Associação de ‘Lugares da Serra Alentejana’.


(Foto-D.R.)