Prémio Cinco Estrelas Regiões 2022 distingue a Serra de São Mamede

A Serra de São Mamede está de parabéns! Foi um dos ícones regionais de interesse nacional que venceu a 5ª edição do Prémio Cinco Estrelas Regiões, que “procura valorizar e dar a conhecer o melhor de cada uma das regiões portuguesas ao nível da gastronomia, recursos naturais, festas tradicionais, monumentos e património entre outras categorias”.


Uma das marcas incontornáveis do nosso património natural e cultural, a Serra de São Mamede é uma referência, quer para os Portalegrenses quer para os nossos visitantes.

Rica em biodiversidade, a cadeia montanhosa mais alta a sul do Tejo, ergue-se em modulações da paisagem em que coexistem imponentes quartzitos, quedas de água, cascatas e fontes de água límpida, diferentes espécies de fauna e flora em explosões de cores emolduradas por verdes luxuriantes que ladeiam uma rede de percursos e trilhos que se podem cruzar a pé ou de bicicleta.

Com uma enorme riqueza cultural, paisagística e gastronómica que se distingue também por uma forte ligação à natureza, o concelho de Portalegre é uma das portas de entrada do Parque Natural da Serra de São Mamede. A altitude e o microclima influenciam não só a qualidade dos vinhos, mas sublimam-se nas raízes, na identidade e no espírito das nossas gentes, que primam pelo acolhimento caloroso que sabem proporcionar.

A Serra de São Mamede será sempre um valor de que nos orgulhamos e que agora é reconhecido através deste Prémio Cinco Estrelas, pode-se ler na nota de imprensa enviada às redacções da comunicação social.


(Créditos-CMPortalegre - foto D.R.)