Portugal é o terceiro país com mais projectos financiados pela UE

Portugal é o terceiro país da União Europeia (UE) com mais projectos apoiados por fundos europeus desde 2014, segundo a KOHESIO a nova plataforma online lançada pela Comissão Europeia.



A KOHESIO revela que, ao todo, o actual quadro comunitário Portugal 2020 (PT2020) permite financiar 164.736 projectos de investimento no país, com destaque para a região Norte, onde se concentram quase um quarto dos projectos que foram ou serão apoiados por Bruxelas.

Até 2023 prevê-se que 1,7 milhões de projectos possam ser financiados em todo o bloco europeu, através do FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, do FC – Fundo de Coesão e do FSE – Fundo Social Europeu, três dos fundos estruturais e de investimento a que os Estados-membros podem ter acesso.

Mas, como nem todos os países beneficiam do Fundo de Coesão (atribuído apenas a países onde o rendimento nacional bruto é mais baixo), aqueles que recebem este apoio conseguem alocá-lo a mais projectos, como é o caso de Portugal.

Itália lidera o ranking com o maior número de projectos apoiados entre os 27 Estados-membros da UE: 739.673. Seguem-se a Alemanha com 283.599 e Portugal com 164.736 projectos. Ler mais aqui



(Créditos Plataforma KOHESIO-Alentejo 2020)