top of page

PORTALEGRE: XVI Festa da Solidariedade…e alguma mágoa

João Carlos Laranjo, presidente da União Distrital das IPSSs, afirmou que “Quando demonstrei o desejo de que a Festa da Solidariedade viesse para Portalegre fi-lo por dois motivos: “as instituições precisavam de levar um abanão e de perceber que a UDIPSS está com elas; e, em segundo, porque acho que é preciso transmitir a palavra solidariedade às crianças e à população em geral do distrito, para que todos percebam o que se faz nestas casas”.


Sublinhou que “vamos fazer a festa (9 a 14 de Outubro) salientando com “toda a dignidade, porque as instituições merecem toda a dignidade e a palavra solidariedade não é para brincar”.

Neste período o distrito de Portalegre mobiliza-se e a UDIPSS, vai ter reuniões nos 15 concelhos onde alerta o dirigente “o distrito e o Interior estão ao abandono e esta é uma forma de sermos ouvidos, mesmo que seja pouco, pelo menos tentamos”.

No entanto mostra uma certa mágoa quando afirma: “Assim que estabelecemos as datas, fizemos um cronograma para podermos visitar os 15 concelhos, o que não é fácil e vai ser uma correria, mas quisemos ir a todos. Das reuniões que tive com todos os presidentes de Câmara a adesão foi total e já fizemos uma reunião na cidade de Portalegre, para a qual foram convocadas todas as 111 instituições do distrito, associadas e não associadas. Estiveram presentes cerca de 20%! Costumo dizer na brincadeira que se fosse para dar dinheiro tinha a casa cheia, mas como era para conversar…”, acrescentou.

Em Arronches a reunião decorrerá na Câmara Municipal no dia 11 de Outubro com a chegada frente aos Paços do Concelho pelas 18 horas.


(Redacção|Foto-Solidariedade)

bottom of page