Portalegre - EHT integra associação ibero-americana de promoção do Turismo Rural

Escola assina memorando de colaboração e formaliza entrada na IBEROATUR


Promoção do Turismo em espaço rural no contexto ibero-americano é o objectivo. A cerimónia aconteceu no âmbito do VII Encontro Ibero-Americano e Turismo Rural A Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre passou a ser um membro da IBEROATUR, o Instituto Ibero-Americano de Turismo Rural. A escola assinou um memorando de colaboração com esta entidade no sentido de promover o desenvolvimento das “áreas temáticas relacionadas com o Turismo Rural e o Turismo de Natureza, no âmbito do quadro da Agenda 2030 e dos objectivos de Desenvolvimento Sustentável, contribuindo para a garantia da identidade cultural dos destinos e produtos turísticos, assim como para a valorização identitária das regiões e das comunidades”, lê-se no memorando.


A cerimónia de assinatura deste protocolo de colaboração, firmada pela directora da Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre, Maria Conceição Grilo, pelo presidente da IBEROATUR, Humberto Lopez Tironne, e pelo vice-presidente da IBEROATUR, Henrique Sim-Sim, aconteceu durante um jantar no âmbito do VII Encontro Ibero-americano eTurismo Rural.


“A Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre passou a fazer parte da IBEROATUR e, desde então, tem procurado desenvolver actividades que promovam o desenvolvimento do Turismo Rural e criem mais e melhores oportunidades de formação e de desenvolvimento profissional para os nossos formandos. O trabalho desenvolvido em rede aporta muito valor para a escola e a sua comunidade e acreditamos que o realizado com a IBEROATUR pode representar, mais uma vez, valor acrescentado. É neste sentido que a escola assina, agora, este memorando de colaboração”, explicou a directora da Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre, Maria Conceição Grilo.

O VII Encontro Ibero-Americano e Turismo Rural realizou-se entre os dias 3 e 9 de Outubro. Nesta organização conjunta entre Espanha e Portugal participaram 17 delegações de países como México, Guatemala, Panamá, S. Salvador (organizador do VIII encontro, em 2024), Cuba, Colômbia, Perú, Brasil, entre outros.


(Fonte e fotos - EHT de Portalegre)