PORTALEGRE - Dia Mundial da Poesia

A 21 de Março Portalegre celebra o Dia Mundial da Poesia com actividades na Biblioteca Municipal de Portalegre e na Casa Museu José Régio.


Tendo como público-alvo os Agrupamentos de Escolas e o público em geral, a Biblioteca Municipal de Portalegre associa-se a estas comemorações através da "MARATONA DE POESIA SOPHIA DE MELLO BREYNER ANDRESEN", que consiste em ler ininterruptamente poemas da autora entre as 10h00 e as 18h00.

A escolha recaiu nesta autora, uma vez que no dia 22 de Março se assinala o Dia Mundial da Água e que a presença recorrente deste elemento na obra de Sophia é uma constante.

Este evento, aberto a toda a comunidade, pretende reforçar o acto de ler e divulgar a obra de uma das mais importantes poetisas portuguesas.

A Casa Museu José Régio junta-se à Escola Secundária de São Lourenço, à Banda Juvenil Euterpe e à Euterpe Five, para realizar uma actividade lúdico-pedagógica que liga artes várias (poesia, música, pintura e ilustração) e património, num itinerário pela cidade, com destaque para José Régio e outros poetas de língua portuguesa.

Com início às 10h30 o percurso começa no Calvário e passa pelo Largo da Câmara Municipal de Portalegre, Largo António José Lourinho, Largo do Café Central, Café Alentejano e Praça da República.

Em cada ponto do percurso, serão feitas pequenas referências ao local e à sua ligação ao poeta José Régio e lidos poemas pelos alunos do 9ºA da ESSL.

Para culminar, na Casa Museu José Régio, haverá um momento musical pela Banda Juvenil Euterpe e Euterpe Five, bem como a mostra de um trabalho colectivo, uma tela alusiva a Camões feita por alunos do 9º A da Escola Secundária de S. Lourenço.

A coordenação da actividade está a cargo das professoras Helena Antunes e Helena Nabais, com a colaboração do Agrupamento de Escolas do Bonfim e do Agrupamento de Escolas José Régio.


(Fonte e foto|CMPortalegre)