PORTALEGRE - Câmara aprova o lançamento do concurso da Expansão da Zona Industrial



A Câmara Municipal de Portalegre aprovou por unanimidade em Reunião de Câmara “a viabilização do futuro acolhimento da Escola de Formação e Comando Territorial da GNR, bem como a infraestruturação de mais 16 lotes, através do lançamento do programa de concurso e caderno de encargos do projecto de execução para a Empreitada de Expansão da Área de Acolhimento Empresarial de Portalegre, no valor de 3 061 907,37 € (+ IVA), e da sua remissão para o Serviço de Candidaturas”.

A aprovação deste concurso configura a “concretização de uma reivindicação antiga dos Portalegrenses, que há muito clamavam pela construção de uma nova Escola de Formação da Guarda Nacional Republicana na cidade”.

Segundo a nota de imprensa enviada à nossa redacção “O projecto conta com financiamento na ordem dos 85 % através do FEDER – Alentejo 2020, assegurando 2,9 M€ da verba prevista”.

O Município portalegrense considera que “Dado este passo, do que é considerado dos projectos mais importantes para o concelho, é agora necessário pugnar pelo cumprimento, por parte do Ministério da Administração Interna, da elaboração do projecto técnico para avançar em paralelo”.

Recorda ainda que “o protocolo entre o Ministério da Administração Interna, a Câmara Municipal de Portalegre e a Guarda Nacional Republicana para a construção da Escola de Formação foi assinado em Dezembro de 2018, datando de o termo de aceitação da candidatura de Abril de 2021, o que significa que a obra parte com algum atraso, havendo ainda um longo caminho para percorrer até à sua realização efectiva. No entanto, o Município de Portalegre está convicto que este investimento será uma realidade”.


(Fonte-CMPortalegre)