Portalegre acolhe refugiados ucranianos

Na última semana Portalegre acolheu cerca de duas dezenas de refugiados ucranianos, sobretudo mulheres e crianças, que se encontram alojados numa antiga residência de estudantes da Câmara Municipal reabilitada agora para o efeito com a ajuda de um grupo de voluntários.


Para albergar este grupo o município conta com a colaboração de um conjunto de particulares, entidades e empresas, que se disponibilizaram para apoiar e têm dado resposta em diferentes valências: alimentar, logístico, vestuário e electrodomésticos.

Na reunião do Executivo Municipal de 28 de Março, a Presidente da Câmara agradeceu a todos os envolvidos nesta operação de acolhimento, ressalvando que as pessoas já se encontram instaladas, estando agora a ser desenvolvidos os procedimentos inerentes à sua plena integração na nossa comunidade, ao nível da aprendizagem da língua, inclusão no sistema de ensino, saúde e empregabilidade.

O município tem articulado com os diferentes parceiros e sociedade civil de modo a dar resposta às necessidades mais prementes nesta primeira fase, agradecendo desde já toda a disponibilidade de meios e recursos que evidenciam uma generosidade inexcedível por parte de todos os envolvidos.


(Fonte-CMPortalegre)