Politécnico de Portalegre promove formação gratuita

Politécnico de Portalegre promove formação gratuita sobre actuação com imigrantes.


Estão abertas as inscrições para formação gratuita sobre actuação com imigrantes, no âmbito do projecto Ir Além – A inclusão social de Nacionais de Países Terceiros (NPT) e o desenvolvimento de territórios de baixa densidade, promovido pelo Politécnico de Portalegre e cofinanciado pelo Fundo Asilo, Migração e Integração (FAMI).

A iniciativa realiza-se no dia 22 de Fevereiro das 14 às 18 horas, na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Portalegre, estando disponível o formulário para inscrição, na página web desta instituição de ensino superior. As vagas são limitadas.

Dando resposta ao objectivo de sensibilizar e formar profissionais envolvidos no acolhimento, integração e inclusão social de NPT, as sessões de formação “Ir Além – A inclusão social de NPT” são dirigidas aos que trabalhem com diferentes culturas ou que possam vir a trabalhar no futuro. Incluem-se por exemplo técnicos, assistentes operacionais, forças de segurança, docentes, empregadores e políticos. Prevê-se o desenvolvimento de conhecimentos e competências culturais com vista a aumentar a qualidade dos serviços em Portalegre.

As formações são dinamizadas por investigadores do projecto, contando com a parceria dos técnicos experientes do Centro Local de Atendimento à Integração de Migrantes – Cáritas Diocesana de Portalegre – Castelo Branco, Luís Mamão e Anabela Afonso. O programa estrutura-se por duas sessões centradas nas temáticas: Migrações, Interculturalidade e Lei; e Competências Interculturais e Recursos.


(Fonte e foto - Politécnico de Portalegre)