“Podemos estar no início de um período de seca importante”

Segundo o jornal digital Observador, “Depois do pico da semana passada, as temperaturas em Portugal continental regressaram às médias expectáveis para esta altura do ano. Mas as temperaturas recorde registadas nos últimos dias ficam para a história como um sinal claro de um país a aquecer a olhos vistos: na última quinta-feira, na estação meteorológica de Mora, no Alentejo, os termómetros chegaram aos 36,9ºC — a maior temperatura alguma vez registada em Portugal durante um mês de Abril. No dia anterior, outras seis estações meteorológicas nacionais tinham ultrapassado o seu máximo histórico”.
Adianta ainda que “Aos microfones da Rádio Observador, o presidente do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, Miguel Miranda, desvalorizou o “campeonato contínuo dos recordes, que na verdade não é assim tão importante”, mas deixou um aviso: “Podemos estar no início de um período de seca importante e de necessidade de ter em atenção os riscos relacionados com os incêndios rurais.”
Sublinha “a título de exemplo, o responsável do instituto meteorológico português apontou para o que se está a passar em Espanha, onde “as condições de seca começam a agravar-se de forma significativa”. É certo que, em Portugal, “a situação não é ainda tão grave, mas para lá caminha” (...)
(Créditos – Newsletter Observador)