top of page

Pedrinhas de Arronches sonham com vôos mais altos

“Há um grupo de música popular que toca um instrumento peculiar. Feito com pedras encontradas junto ao rio, dá um som característico e já se tornou parte da identidade da vila alentejana de Arronches. O sonho é que um dia se possa tornar Património Mundial Imaterial da Humanidade” confessaram.



Este sonho foi dado a conhecer aquando da presença do grupo em reportagem na SIC. Na ocasião, Adelino Caiadas explicou durante o programa, que “as pedras são da ribeira que vêm durante as cheias, mas encontrar o matéria ideal é de enorme dificuldade”. Sendo o grupo questionado, se nem todas as pedras servem para tocar, como se escolhem as melhores? É difícil “porque com as cheias ficam enterradas, vamos escolhendo, vamos tocando até encontrar o som pretendido que nos transmita o som de uma bigorna de um ferreiro”.

Temos para nós que, o mais compreensível com este som será a sua semelhança com o das ‘castañuelas’ (castanholas) espanholas.

Segundo a SIC, “estima-se que o tocar das ‘Pedrinhas’ existe há mais de 100 anos mas, como grupo organizado surgiu na década de 1990”. Daí o Grupo das ‘Pedrinhas’ sonhar um dia, vir a ser reconhecido pela UNESCO como Património Mundial Imaterial da Humanidade.

(Redacção|Fonte-SIC-Foto de Arquivo)

Comments


bottom of page