“Há um grupo de música popular que toca um instrumento peculiar. Feito com pedras encontradas junto ao rio, dá um som característico e já se tornou parte da identidade da vila alentejana de Arronches. O sonho é que um dia se possa tornar Património Mundial Imaterial da Humanidade” confessaram.
Este sonho foi dado a conhecer aquando da presença do grupo em reportagem na SIC. Na ocasião, Adelino Caiadas explicou durante o programa, que “as pedras são da ribeira que vêm durante as cheias, mas encontrar o matéria ideal é de enorme dificuldade”. Sendo o grupo questionado, se nem todas as pedras servem para tocar, como se escolhem as melhores? É difícil “porque com as cheias ficam enterradas, vamos escolhendo, vamos tocando até encontrar o som pretendido que nos transmita o som de uma bigorna de um ferreiro”.
Temos para nós que, o mais compreensível com este som será a sua semelhança com o das ‘castañuelas’ (castanholas) espanholas.
Segundo a SIC, “estima-se que o tocar das ‘Pedrinhas’ existe há mais de 100 anos mas, como grupo organizado surgiu na década de 1990”. Daí o Grupo das ‘Pedrinhas’ sonhar um dia, vir a ser reconhecido pela UNESCO como Património Mundial Imaterial da Humanidade.
(Redacção|Fonte-SIC-Foto de Arquivo)
Comments