PEDITÓRIO DA COLCHA NA FESTA DA ESPERANÇA

As festas são manifestações populares de uma forma geral quase sempre associadas a manifestações de cariz religioso.


As Festas na Freguesia de Esperança no concelho de Arronches são um exemplo disso, pois são realizadas no mês de Agosto em Honra de Nª Sr.ª da Esperança.

Depois do interregno em virtude da pandemia, a sua organização está agora a cargo da Associação ‘Esperança Sobre Rodas’, presidida por João Carlos e um grupo de amigos, que tomaram a seu cargo esta tarefa. Isto porque no último ano em que se realizaram, a então comissão de festas (Associação Cultural e Desportiva ‘Os Amigos de Esperança’) ter tornado público que era o último ano que tinham essa missão.


Hoje dia 6 de Agosto foi o primeiro dia desta festa que se prolonga até à próxima 2ª-feira, que encerra com a tradicional ‘Açorda Alentejana’ à uma hora da madrugada já do dia 9 de Agosto.

A Banda da Sociedade Recreativa Alegretense chegou pelas nove horas à freguesia, em autocarro da Câmara Municipal de Arronches, para acompanhar o peditório da colcha -uma forma de angariar fundos.


Fizeram-se representar nos actos desta manhã (Missa e Procissão) o Presidente da Junta de Freguesia de Esperança, Luís Janeiro; João Carlos, Presidente da AESR; o Presidente da Câmara Municipal de Arronches, João Crespo (que interrompeu as suas férias para estar presente); Paulo Furtado, Vice-presidente da Câmara M. de Arronches e a Vereadora da Cultura, Maria João Fernandes.

À noite a grande atracção deste primeiro dia de festa será o cantor Jorge Guerreiro, ex-concorrente do programa Big Brother da TVI.


(Fotos-N.A.)