Opinião - Lítio ‘Riqueza’ controversa
- Redacção - Notícias de Arronches
- 27 de mar.
- 1 min de leitura
A Comissão da União Europeia apresentou há poucos dias o mapa dos países ricos neste mineral, que será (é) o futuro das baterias, sendo que nesse mapa, Portugal é um dos principais países onde ele existe e pode ser explorado.

Como exemplo da capacidade de decisão quer dos governos PS como de PSD, influenciados pelos ecologistas, o processo não tem sido fácil. Enquanto uns dormem sobre o assunto, outros avançam como e o caso da notícia avançada pelo jornal espanhol ‘El Periódico que escreve:
Impulsionar a mina de lítio Cañaveral para alimentar 2,5 milhões de veículos elétricos anualmente
A Lithium Iberia planeia um investimento global de 540 milhões de euros para processar anualmente 1,2 milhões de toneladas de minério e 30.000 toneladas de hidróxido de lítio para baterias. Com essa produção, que vai gerar 790 empregos diretos e 1.200 indiretos, abastecerá anualmente 2,5 milhões de veículos elétricos. A empresa contempla um período de exploração de 30 anos, inicialmente a céu aberto na zona das antigas obras mineiras que ficaram por recuperar, passando depois para a mineração subterrânea (24 anos).
(Redacção|Créditos- El Periódico|Foto-D.R.)
Comments