O QUE A FAE |2022 NOS VAI OFERECER



Passados dois anos de nos vermos impedidos pela pandemia de desfrutar do maior certame que Arronches oferece aos seus habitantes e, de uma forma geral, a todos os que nos visitam, volta em todo o seus esplendor com vários aliciantes.

De recordar que antes de ser a Feira das Actividades Económicas de Arronches, este evento criado muitos anos antes, era a Feira de Artesanato e Gastronomia de Arronches. Tenho presente de logo em 2002 escrever um editorial no Notícias de Arronches, em que dizia mais ou menos isto: Feira de Artesanato sim mas, de Gastronomia retirem-lhe o nome, porque feira de gastronomia pressupõe a possibilidade de escolha em vários locais da feira, Estávamos então limitados apenas ao restaurante da feira com as inevitáveis filas de espera para ter lugar.


Por essa altura falei com a pessoa responsável pelo pelouro e sugeri (mas os políticos têm sempre dificuldade em aceitar ideias que não sejam as suas) que a exemplo de Monforte se instalassem as ‘Tasquinhas’. Houve certa resistência porque diziam que as pessoas não aderiam. Tínhamos sugerido serem as associações a dar esse passo e, como tal, ser mais uma fonte de receita. Para abreviar este regresso à história desta feira, no ano seguinte, o então Presidente da Câmara de Monforte disse-me por ocasião da Monforfeira: Amigo Marques este ano vai ter as tasquinhas, vieram pedir-me as nossas estruturas. Foi um êxito com as pessoas a ficarem até altas horas, a desfrutar dos petiscos e conviver com familiares e amigos. No ano seguinte, as estruturas já eram do próprio Município de Arronches.

Hoje a realidade é outra. A Feira das Actividades Económicas de Arronches-FAE, alcançou outra dimensão, sobretudo com a introdução do sector agro-pecuário, com exposição e leilão de ovinos e caprinos e ‘Os Rebanhos da Nossa terra’, entre outras ofertas.

Este ano, a XI FAE vai ter quatro dias, entre 7 e 10 de Julho próximo, com grande expectativa do novo piso (pelo qual também nos batemos, porque a poeira não era compatível com a alimentação… e algumas peças de artesanato que se enchiam de poeira).

João Crespo, Presidente da Câmara Municipal de Arronches, na sua nota no programa da feira, afirma: “Entendemos efectuar algumas alterações que, pensamos, irão acrescentar ainda mais qualidade àquele que é o maior evento do concelho. Mais um dia de feira e várias alterações na configuração da zona de espectáculos são as alterações que gostaria de destacar e que certamente serão do agrado de todos vós”.

Da vasta programação que vai decorrer como a previsão meteorológica sob um calor escaldante, destacam-se os espectáculos no palco, com a presença de nomes sonantes do panorama musical como Sónia Costa, Grupo R.AY.A.; Diogo Piçarra e Ana Bacalhau, para além dos DJs e, logicamente, a participação dos grupos arronchenses ‘Coral Vozes à Janela, ‘Os Pedrinhas’ e o ‘Verde Maio. Os concursos de ovinos e caprinos, respectivos leilões e entrega de prémios.

Nunca esquecendo a riqueza deste concelho como é sua gastronomia, quer no restaurante da feira como nas ‘Tasquinhas’.

Venha visitar Arronches e desfrute deste certamente, depois de dois anos de impedimento.





(Fotos - Arquivo N.A.)