O Prémio Espanhol-Português para a poesia jovem denominado ‘Ángel Campos Pámpano’

O concurso chega à sétima edição e nele poderão participar autores entre os 14 e os 18 anos que frequentam o Ensino Secundário e o Bacharelado em centros da Extremadura e Alentejo, bem como no Instituto Espanhol 'Giner de los Ríos', em Lisboa. Para participar., durante o ano lectivo 2020/2021.




A Associação Cultural Vicente Rollano de São Vicente de Alcántara organiza este prémio que leva o nome do poeta, escritor e professor Ángel Campos Pámpano, uma das personalidades mais relevantes da cena cultural da extremadura e que mais favoreceu as relações entre Espanha e Portugal.

Os participantes desta sétima edição podem apresentar um poema ou conjunto de poemas, ainda não publicado, em espanhol ou português, de forma e matéria livres, e com extensão entre 40 e 100 versos, ou equivalente em versos se é um poema ou vários poemas em prosa.

Os textos apresentados poderão ser redigidos e deverão ser enviados, preservando o anonimato, à Secretaria do Prémio, preferencialmente por meio electrónico, preservando o anonimato, para Premiocampospampano@gmail.com ou por correio ao IES Joaquín Sama (Departamento de Língua e Literatura Espanhola). Avda. Las Laudas, s / n, 06500 San Vicente de Alcántara, antes de 24 de Março.

Se feito por e-mail, o trabalho será apresentado em arquivo Word ou PDF, e a caução, com os dados do autor (nome, endereço postal e telefone), será incluída em outro anexo.

Se for pelo correio, o depósito irá em um envelope lacrado com o pseudónimo na frente. Para remessas por meio electrónico, recomenda-se a utilização de conta do centro educacional de onde provém o concorrente ou de outra que não revele sua identidade.

A cerimónia de entrega de prémios, que deverá ser recolhida pessoalmente pelo vencedor, será realizada em San Vicente de Alcántara no mês de Maio.

O júri, composto por escritores e professores espanhóis e portugueses intimamente ligados à figura de Ángel Campos Pámpano, poderá declarar nulo o prémio e tornará pública a sua decisão em Abril de 2021.


(Foto-D.R.)