top of page

O INDICE ‘Rt’ AUMENTA. NA PRÓXIMA SEMANA HÁ ACERTO DE VALORES

O Instituto Ricardo Jorge estima que o índice ‘Rt’ que indica a transmissibilidade do Sars-Cov2-Covid-19, está a subir, podendo mesmo ter atingido o valor de 1,02. Este indicador diz aos imunologistas que, um infectado pode infectar outro e desencadear um surto se não houver testes e rasteamento.


No relatório da situação publicado na sexta-feira, lê-se que "o valor médio do Rt para os dias de 24-Março-2021 a 28-Março-2021 foi de 0,97, podendo o seu verdadeiro valor estar entre 0,96 e 0,99".

No boletim diário da DGS também ronda esse valor, se bem que é tido em conta os valores do continente e ilhas adjacentes. Os especialistas consideram que este é um sinal de alerta, pois verificou-se nas duas semanas de desconfinamento.

É pois de prever que os números pós Páscoa, possam vir a fazer com que passemos da zona verde, o que pressupõe um novo reajuste nas medidas. Há até quem sugira que estas medidas venham a ser tomadas localmente, analisando o número de infectados. Por conseguinte as contas vão fazer-se depois do regresso dos milhares que ‘fintaram’ as normas para saírem das suas áreas de residência, deslocando-se para além de 100 Kms, como os casos do Norte, Alentejo e, sobretudo o Algarve.

bottom of page