top of page

O distrito de Portalegre continua a ser discriminado negativamente pelo Governo do PS no Orçamento

Conferência de Imprensa Proposta de Orçamento de Estado para 2024



O PCP/Portalegre considera que “o Orçamento de Estado para 2024 (OE) que o Governo de maioria absoluta do PS submete à Assembleia da República (AR) – tal como os anteriores – não resolve nenhum dos problemas fundamentais com que o País está confrontado”.

Apontou nesta conferência de imprensa para a proposta de OE para 2024 que “limita salários e pensões, prolonga a degradação dos serviços públicos, insiste nas mesmas políticas que hoje negam o direito à habitação, consolida a injustiça fiscal e avança com novas linhas de ataque à Segurança Social, e mobiliza recursos, canalizando-os para os grandes grupos económicos”.


Assegura ainda que: “o Grupo Parlamentar do PCP na AR (GP) vai apresentar propostas que no OE, e para lá dele, «permitam aumentar salários e pensões que garantam uma efectiva recuperação do poder de compra, por mais justiça fiscal e a valorização dos serviços públicos de qualidade, por medidas que garantam o acesso à habitação e aos transportes, pela defesa da produção nacional e apoio às micro, pequenas e médias empresas (MPME), pelos direitos da juventude, pelo acesso à cultura, por medidas de salvaguarda ambiental, pela promoção da ciência, pelo necessário investimento público indispensável ao desenvolvimento do País».

Vai continuar a lutar por mais investimento público no “SNS e o reforço dos cuidados de saúde primários, a dignificação das carreiras dos trabalhadores da Administração Pública, a contratação de mais profissionais de saúde. Assegura, ainda, continuar a lutar pela defesa e reforço da Escola Pública, para que se tomem medidas para resolver os muitos problemas com que esta se confronta, entre eles a falta de trabalhadores nas escolas e os problemas das diversas carreiras: auxiliares, técnicos especializados e docentes”.

Não deixa de olhar para o distrito, defendendo “sem prejuízo de uma análise mais profunda e detalhada da proposta apresentada pelo Governo do PS, podemos afirmar que a mesma não contempla o distrito de Portalegre de forma positiva”. (…)

A DORPOR do PCP destaca como prioridades para OE de 2024 as seguintes propostas: A construção de uma ligação em perfil de IC entre Abrantes, com ligação a Ponte de Sor, Avis, Sousel e Estremoz; A finalização da construção do IC13 em toda a sua extensão (Alter do Chão – Montijo e Portalegre – Galegos), com variante à cidade de Ponte de Sor; A remodelação e alargamento da Estrada Nacional 373 Campo Maior – Elvas; A aquisição do antigo Colégio Diocesano de Santo António, em Portalegre, para a ampliação e modernização de vários espaços clínicos do Hospital distrital Dr. José Maria Grande; A construção da variante à Estrada Nacional 246 que permita desviar o trânsito do interior da freguesia de Santa Eulália (Elvas) ”, são algumas das vastas propostas dos comunistas.




A DORPOR do PCP


bottom of page