top of page

O antes e o depois da ‘Revolução dos Cravos’ em Arronches

Exposição patente no Convento de Nossa Senhora da Luz evidencia as diferenças sentidas após o dia 25 de Abril de 1974.


Arronches encontra-se a celebrar o quinquagésimo aniversário do dia 25 de Abril de 1974 e, ao longo do corrente mês, o Município preparou um vasto programa cultural para assinalar tão importante efeméride.



Um dos momentos mais esperados pela população era a inauguração da exposição ‘Um Olhar Sobre o 25 de Abril em Arronches’, que decorreu na tarde do, dia 11, no Convento de Nossa Senhora da Luz.

Foi na companhia do vice-presidente e da vereadora do Município, Paulo Furtado e Maria João Fernandes e de Ana Maria Reis, directora do Agrupamento de Escolas, estabelecimento de ensino que colaborou com a Câmara Municipal nesta iniciativa, que o presidente da autarquia, João Crespo, junto a uma impactante parede de cravos, recebeu os convidados e a população que não quis perder a oportunidade de, logo no primeiro dia, contemplar as peças expostas.

Após uma breve declaração, na qual deu as boas vindas ao público, o edil passou a palavra a Daniel Balbino, professor que foi uma fonte inesgotável de informação para a composição da exposição e que guiou os presentes pela mesma, relatando aquilo que eram os comportamentos da população em Arronches antes e depois da ‘Revolução dos Cravos’.

Esses mesmos comportamentos foram depois personificados pelos alunos do Agrupamento de Escolas de Arronches, com duas actuações teatrais, encenadas pela professora Fátima Reis, que abrilhantaram ainda mais este momento. Numa das salas do templo, o quadro vivo ‘Lápis Azul’ retratou a censura na comunicação, enquanto noutra, a encenação ‘Atrás de Uma Porta’ abordou a vida familiar e a forma como era necessário esconder os mais simples comportamentos.

De realçar que a exposição irá estar patente no Convento de Nossa Senhora da Luz até ao próximo dia 30 de Abril e que poderá ser visitada no horário de funcionamento do espaço, ou seja, entre as 10H00 e as 13H00 e as 14H00 e as 18H00.

(Fonte: GC da C.M.Arronches)

 

Comments


bottom of page