Nova caracterização das viaturas operacionais da GNR

No âmbito das comemorações do dia da Guarda Nacional Republicana, na cerimónia que decorreu em frente ao Mosteiro dos Jerónimos no dia 03 de Maio e aquando do desfile motorizado, a Guarda apresentou 3 viaturas protótipo da nova caracterização, para o dispositivo operacional de trânsito e territorial.


Esta nova caracterização visa conciliar a modernidade e um incremento da visibilidade das viaturas operacionais, sempre na salvaguarda da segurança dos militares e dos próprios meios da Guarda, sobretudo em ambiente de fiscalização rodoviária. A velocidade é um factor de risco que, para além de aumentar a probabilidade de os acidentes ocorrerem, aumenta, especialmente, a sua severidade ou consequências. Assim, é importante implementar medidas de segurança que permitam mitigar este factor de risco, sendo que uma das formas de alcançar este objectivo é através do aumento da visibilidade da patrulha e dos meios que a constituem, em concreto, dos veículos utilizados.

A evolução da caracterização das viaturas operacionais da Guarda, mantém o respeito pela imagem e cultura organizacional, e passará a combinar nas novas viaturas a cor branca de fundo e o reforço das cores reflectoras de alta visibilidade laranja/amarela e verde, com maior incidência na parte traseira, permitindo um maior reconhecimento durante o dia e noite, a distâncias elevadas.


(GC-GNR)