NA APRESENTAÇÃO DOS CANDIDATOS DO PS/ARRONCHES, RECORDADOS OS NOMES DE MIGUEL LAGARTO E GIL ROMÃO

No final da tarde de hoje (3 de Julho) foram apresentados os candidatos do PS/Arronches aos vários órgãos autárquicos nas eleições de 26 de Setembro, no Jardim do Fosso.


Com o cumprimento das regras da DGS, como o uso de máscaras e distanciamento, foram recebidos pelo candidato à Presidência da Câmara Municipal de Arronches João Luís Feiteira, os Secretários de Estado Miguel Cabrita e Ricardo Pinheiro. Marcaram ainda presença na apresentação, o deputado Luís Testa e outros candidatos pelo Partido Socialista no Distrito de Portalegre nas próximas eleições, bem como o Alcalde de La Codosera|Badajoz.

A mandatária da candidatura do PS/Arronches, Maria Emília Costa, abriu a sessão recordando o porquê de aceitar esta missão para que o PS volte a comandar o destino dos arronchenses, tendo como base os valores do Partido Socialista, referindo mesmo que estará sempre na retaguarda para o que for necessário.


Seguiu-se o candidato à Presidência da Mesa da Assembleia Municipal, Carlos Flores o qual afirmou que Arronches de hoje não é a vila em que nasceu, a que fixou residência e constituiu família. Na sua apreciação, apontou o que a seu ver não tem sido feito em Arronches, porque é preciso desempenhar a “coisa pública” em prol dos que através do voto deram legitimidade para governar para eles… e não para servir objectivos pessoais. Acabando mesmo por referir que não foi para esta Arronches que o seu avô (Miguel Lagarto) dedicou todo o seu empenho e que não se revê no actual poder autárquico, nos últimos anos.

Se o Secretário de Estado Miguel Cabrita valorizou todo o trabalho que o seu governo realizou e tem vindo a realizar, depois da intervenção da Troika, que segundo ele se reflecte na empregabilidade, apoios, reformas, aumentos salariais etc. Foi esse o incentivo que quis passar ao candidato João Luís Feira, ressaltando o seu perfil enquanto quadro superior em instituições bancárias e privadas, cuja capacidade e competência, pode transferir para a governação da Câmara Municipal de Arronches. Por outro lado o Secretário de Estado e ex-presidente da Câmara de Campo Maior, Ricardo Pinheiro, num discurso acalorado, recordou tudo o que o PS enquanto à frente da Câmara Municipal de Arronches, realizou de obra no campo social, da solidariedade, como um dos valores sempre presentes no partido, recordando o trabalho feito por Miguel Lagarto, dizendo que sempre apreciado por Rui Nabeiro, quando este também era autarca, não deixando de assinalar o trabalho que Gil Romão deixou nesta vila que é uma referência na área social.

Para encerrar este acto era esperada a intervenção do candidato à Câmara Municipal de Arronches João Luís Feiteira, e quais as suas propostas para ‘Fortalecer Arronches’.

Dessas propostas depois de saudar a presença dos convidados e todos os presentes, afirmou que “ após ter aceitado o convite que muito me honra” teve que “por mãos à obra na elaboração de uma lista de pessoas que dessem garantias, pessoas com vontade de arregaçar as mangas, pessoas que dessem o seu melhor pelo nosso concelho”, referiu.

Garantiu que sente energia redobrada e estar determinado para “levar a nossa terra, o nosso concelho, a um patamar de progresso e de excelência como só ela merece”, contando para isso que “todos juntos vamos fazer Arronches melhor”. Apontou como caminhos o emprego, educação, mobilidade e habitação, sendo necessário aumentar a população, revitalizar o comércio tradicional e o Centro Histórico.

Disse ser necessário investir “na limpeza das margens do rio, para que possamos tirar partido desta beleza natural que Arronches tem. Aproveitar o rio para promover eventos ligados ao desporto e ao lazer”. Sobre o desporto tem como finalidade para além do futebol, fomentar nos clubes outras modalidades para incentivar os jovens. Para isso é necessário “criar equipamentos desportivos ao ar livre, promover a prática do andebol, basquetebol, futsal, atletismo ou natação” para a ocupação dos jovens”.

Para o candidato é necessário apoiar “o comércio local que tão penalizados têm sido com a pandemia; criar uma relação de proximidade entre os munícipes e os órgãos autárquicos, para que tenham confiança nos eleitos. Também não esquecer os idosos, reformados, portadores de deficiência, jovens em risco, desempregados, colaborando com as instituições existentes e com as demais que possam vir a existir”.

De uma forma sucinta, foram estes os principais pontos de viragem que o candidato promete mudar, acabando por referir que vai haver uma campanha de proximidade com os eleitores e uma explicação das suas ideias para Arronches, aceitando sempre as críticas.

No final foram chamados todos os candidatos para a fotografia, ficando aqui os nomes dos primeiros cabeças de listas: Câmara Municipal, João Luís Feiteira; Assembleia Municipal, Carlos Flores; Junta de Freguesia de Assunção, Francisco Candeias; Junta de Freguesia de Esperança, Luís Janeiro; Junta de Freguesia dos Mosteiros; Helena Trindade.


(Redacção|Fotos-Notícias de Arronches)