MUNICIPIO DE ARRONCHES LANÇA CAMPANHA PARA POUPAR ÁGUA

"Poupe água hoje para ter amanhã. Não gaste mais do que precisa."

Águas do Vale do Tejo e Município de Arronches lançam campanha de sensibilização conjunta para a poupança e uso eficiente da água.


Em resposta à situação de seca vivida em Portugal, em que segundo os últimos dados do IPMA, 91 % do território se encontra em seca severa e extrema, o Município de Arronches lançou, em conjunto com a Águas do Vale do Tejo (AdVT), empresa cuja gestão delegada é da EPAL, uma Campanha de Sensibilização para a poupança e uso eficiente da água junto da comunidade.

Sob o mote "Poupe água hoje para ter amanhã. Não gaste mais do que precisa", a campanha apela à mudança de comportamentos, incentivando a poupança de água, bem como, ouso racional deste recurso tão precioso e finito.

A difusão da mensagem será feita através dos meios e redes de comunicação próprios, quer do município, quer da AdVT/EPAL. Para tal, foram desenvolvidos vários suportes de comunicação, como outdoors, mupis, folhetos informativos, cartazes e publicações nas redes sociais. Também o Agrupamento de Escolas de Arronches se envolveu nesta acção e distribuiu folhetos por toda a comunidade escolar. Estão também previstos um spot de rádio e anúncios de imprensa a serem divulgados nos meios locais e regionais.

A Câmara Municipal de Arronches incentiva então a população a adoptar medidas simples, mas que podem fazer uma grande diferença, tais como: Evitar o enchimento de piscinas e tanques; Fechar ligeiramente as torneiras de segurança para reduzir o caudal de água à entrada; Se chover, armazenar água para a reutilizar: Reutilizar sempre que puder; Reutilizar a água do duche; Tomar duches rápidos; Lavar os dentes com a torneira fechada; Fechar a torneira enquanto lava as mãos; Não deixar a água a correr enquanto faz a barba; Fazer meia-descarga do autoclismo; Usar a máquina de lavar roupa e de lavar a loiça com a carga máxima; Consertar fugas na canalização; Não desperdiçar água durante a rega; Evitar lavar o carro com a mangueira; Utilizar um balde com água para lavar o seu quintal.


Todos juntos e com pequenos gestos, podemos poupar milhares de litros de água


Fonte - CMArronches)