Município de Arronches indignado com poluição proveniente do “lagar” MIGASA, localizado em Monforte

Recordamos que em devido tempo o Notícias de Arronches investigou este caso, quando noticiou que se tratava de uma empresa denominada Migasa, com sede em Sevilha e já se confrontava com contestação a outra instalação no Alentejo, onde uma comissão de cidadãos recolheram assinaturas para que a fábrica fosse encerrada.


A notícia desta empresa em Monforte foi anunciada com grande destaque como sendo um investimento de 10 milhões de euros e a criação de postos de trabalho. O Notícias de Arronches confrontou o Presidente da Câmara Municipal de Monforte sobre a situação, posto que a poluição provocada pela fábrica tinha em frente uma adega (Perdigão) que eventualmente podia vir a ser prejudicada no seu produto final – informação de Gonçalo da Câmara Pereira, também ele com a sua exploração ali perto.

Na altura Gonçalo Lagem, Presidente da Câmara Municipal de Monforte, garantiu-nos que foram cumpridos todos os pareceres das autoridades competentes para que a Migasa ali se pudesse instalar. Mais tarde veio a ‘destruição’ da estrada que liga Monforte a Arronches, provocada pelo trânsito constante de camiões de grande tonelagem.

O Município de Arronches junta-se agora ao dizer-se “atento a esta situação” e informa que “irá efectuar diligências no sentido de exigir à empresa a resolução deste problema, que tem vindo a incomodar toda a nossa população.

Para além do fumo e do mau cheiro, também evidenciamos, refere a Câmara Municipal de Arronches que “a estrada municipal que liga Arronches a Monforte, se está a degradar precocemente devido ao fluxo de veículos pesados que afluem ao lagar, tendo já havido necessidade, por várias vezes, de ser efectuada a limpeza da estrada devido a derrames provocados no transporte dos subprodutos”.

O Notícias de Arronches está em condições de avançar que, existe mesmo já um grupo de munícipes dispostos a recolher assinaturas, para que esta situação a exemplo do que aconteceu no Baixo Alentejo, veja este problema de poluição resolvido.