Reunião de Câmara marcada pela hasta pública que resultou na venda de terrenos nas freguesias de Assunção e Mosteiros.
O executivo autárquico do Município de Arronches, representado na ocasião pelo presidente João Crespo e pelos vereadores Maria João Fernandes, João Luís Feiteira e Nuno Costa, levou a efeito no dia 26, mais uma reunião de Câmara, a única a realizar em Agosto, algo que acontece excepcionalmente em relação aos restantes meses do ano.
O início do plenário foi aproveitado pelo presidente para expressar publicamente uma palavra de reconhecimento e agradecimento, por todo o trabalho desenvolvido em prol da comunidade escolar local, à professora Ana Maria Reis, que cessou funções enquanto directora do Agrupamento de Escolas de Arronches. João Crespo valorizou depois a presença de dois elementos dos Bombeiros Voluntários de Arronches no combate aos fogos na ilha da Madeira.
A reunião avançou então para o período da ordem do dia, o qual começou com a atribuição de uma série de apoios a colectividades do concelho e da região, nomeadamente através da utilização gratuita de instalações municipais, da cedência de transporte e da concessão de apoio logístico. Aos munícipes foram também atribuídos mais dois apoios, um ao abrigo do Programa de Incentivos à Recuperação de Habitações no Centro Histórico e Atribuição de Materiais de Construção e outro no âmbito do Programa 'Arronches Jovem', na modalidade de Apoio à Infância.
O grande destaque desta reunião foi a alienação de quatro lotes destinados a habitação com a realização de duas hastas públicas a resultar na aquisição, por parte de munícipes, da última parcela disponível na Caleja de Santo António, na freguesia de Assunção e de três terrenos no Loteamento de São Bento, em Mosteiros. É com agrado que o Município verifica esta procura, que justifica todos os esforços que a autarquia tem desenvolvido na área da habitação, continuando a oferecer condições para que as famílias se fixem no concelho.
De seguida, foram fixados os valores da mensalidade para o ano lectivo 2024/25 do Programa Municipal de Apoio ao Estudo e Ocupação de Tempos Livres, que se mantém inalterada em relação ao ano transacto.
Os autarcas votaram então favoravelmente a atribuição de apoio logístico e financeiro à Associação Portuguesa das Artes e da Cultura, tendo em vista a realização da primeira edição do Festival de Arronches, um certame que se realizará entre os dias 6 e 7 de Setembro.
A terminar e após ratificado o despacho que determinou a isenção do pagamento de taxas no acesso às piscinas Municipais Miguel Lagarto e de Esperança, no passado dia 12 de Agosto e de conhecido o Plano Intermunicipal de Transportes Escolares do Alto Alentejo para o próximo ano lectivo, foram ainda deferidas duas novas candidaturas e dezoito renovações do Cartão Municipal do Idoso.
(Fonte: GC da C.M.Arronches)
Kommentare