MOSTEIRENSE DE PARABÉNS
O Futebol Clube Mosteirense que esta temporada anda arredada dos lugares cimeiros de Campeonato Distrital e Taças, a que nos habituou, está a celebrar o seu 38º Aniversário.
O Futebol Clube Mosteirense fundado em 6 de Fevereiro de 1985, tem um vasto historial no futebol distrital, sobretudo nos anos 2000 em que obteve vários triunfos, entre eles a conquista de dois Campeonatos Distritais da Associação de Futebol de Portalegre, e chegando a uma 3ª eliminatória da Taça de Portugal. Foi no entanto dado destaque quando o Futebol Clube Mosteirense assumiu plenamente que quer no CNS ou agora o Campeonato de Portugal, por uma questão financeira, os clubes do interior têm poucas possibilidades, por isso mesmo, em duas ocasiões o Mosteirense prescindiu da subida, o que levou a que jornais e programas da especialidade dessem destaque a esta tomada de posição por parte dos dirigentes do clube alentejano.
Recordemos aqui esses factos:
“Após vencerem, pelo segundo ano consecutivo, a Liga Francisco Gil da AF Portalegre, o Mosteirense abdicou novamente da subida ao Campeonato de Portugal, confirmou Fernando Martins, Presidente do clube, em declarações ao jornal O Jogo. O dirigente do clube justificou a decisão do clube com as dificuldades financeiras que advêm da subida às provas nacionais, realçando os problemas vividos por vários clubes do interior do país. «Estes campeonatos nacionais não são para clubes do interior do país. Que me venha alguém afirmar o contrário. As dificuldades financeiras para participar seriam grandes e não estão ao alcance de todos os clubes», assegurou o dirigente do clube alentejano”.
Houve entretanto fugazes possibilidades do Mosteirense ceder essa subida a outros clubes, como refere o jornal online zerozero.pt em Julho de 2019:
“Valadares aceitou convite da FPF e vai ocupar vaga do Mosteirense no Campeonato de Portugal
Há novidades quanto à próxima época no Campeonato de Portugal, que vai ter o Valadares Gaia, equipa que ficou em segundo lugar na divisão de Elite da AF Porto. O convite foi endereçado pela FPF, depois de o campeão da AF Portalegre, o Mosteirense, ter optado por não subir aos campeonatos nacionais. O segundo classificado, o Eléctrico, também não aceitou subir e por isso a FPF convidou o segundo classificado da fase de subida da Divisão de Elite da AF Porto, uma vez que é associação com mais atletas no país. De resto, esta situação não é nova para o Mosteirense, que também venceu a distrital da AF Portalegre na última época mas também aí optou por não subir”.
Nos bons e menos bons momentos do Futebol Clube Mosteirense, estaremos sempre aqui para divulgar as suas actividades. Parabéns a jogadores, equipa técnica, dirigentes e à população dos Mosteiros que nunca deixou de apoiar a sua equipa.
Texto retirado do zerozero.pt