Morreu Jorge Sampaio. Antigo Presidente visitou por duas vezes Arronches

Aos 81 anos de idade morreu hoje no Hospital de Santa Cruz, onde estava internado, o antigo Presidente da República Jorge Sampaio, vítima de doença respiratória. Nos últimos anos já tina sido operado a outras patologias.


“Jorge Fernando Branco de Sampaio, que nasceu em Lisboa em 1939, foi Presidente da República durante dois mandatos, entre 1996 e 2006. Em 1989, foi eleito líder do Partido Socialista e na mesma altura foi eleito presidente da Câmara de Lisboa, tendo sido reeleito em 1993”.

Da sua carreira política todos nós, os da geração mesmo antes do 25 de Abril, sabemos um pouco da sua história que começou logo como activista político enquanto estudou direito, sendo um dos protagonistas da crise académica.

Trabalhou como advogado até entrar na política, onde se notabilizou em vários cargos.


Como Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, onde conseguiu consensos de governabilidade e era considerado, como um político cujas características assentavam na discrição, que só não conseguiu manter, porque “Em finais do ano de 2004 — contrariando aquilo que fora a sua decisão anunciada e o compromisso com o novo primeiro-ministro, Pedro Santana Lopes — resolve dissolver a Assembleia da República e, bem assim, tirar o poder à maioria formada pelo PSD de Santana Lopes e o seu parceiro de coligação, o CDS-PP de Paulo Portas (também membro desse governo”), In Wikpédia.


Jorge Sampaio fica de alguma forma ligado um pouco ao Concelho de Arronches, porque por duas vezes aqui esteve mais concretamente na Freguesia dos Mosteiros, onde tem a rua principal da freguesia com o seu nome.

Em Maio de 2003 o Notícias de Arronches acompanhou o Presidente da República nas então denominadas ‘Jornadas de Inovação’, que hoje aqui recordamos:

Ficará para a memória colectiva a visita que o Presidente da República Portuguesa Dr. Jorge Sampaio, fez a esta localidade do concelho de Arronches no dia 23 de Abril, integrada nas Jornadas de Inovação.

Era quase impossível em dia de semana, e período de férias escolares, que se juntá-se a pequena multidão que ansiosa, aguardava pela chegada do Presidente da República.


Com a chegada da viatura presidencial, e após os cumprimentos da praxe, logo o Dr. Jorge Sampaio rompeu o protocolo. Naquela forma tão peculiar que tem de se relacionar com as populações, dirigiu-se a miúdos e graúdos e envolveu-se em diálogo.

Depois de descerrar uma lápide que ficará a perpetuar a sua visita à Escola Primária desta freguesia, tomada como escola modelo com um projecto integrado, sustentado pelas novas tecnologias, a relação transfronteiriça e a envolvência de educadores e familiares dos alunos, o Presidente da república escutou atentamente a professora responsável pela apresentação deste projecto.

Várias foram as provas de interesse que o presidente mostrou, ao ponto de solicitar a presença da avó de uma das alunas e, em forma de brincadeira, dizer que só mais tarde tinha interesse em conhecer um ex-contrabandista que aparecia num vídeo.

Nas palavras que no final proferiu, Jorge Sampaio afirmou que era necessário investir um pouco menos betão e um pouco mais no ensino, visto que a inovação começa precisamente pelas escolas com esta dos Mosteiros.”


In Notícias de Arronches Nº 4 Maio de 2003.