MONFORTE – Arrancou a 1ª Fase da Vacinação Comunitária
No âmbito do Plano de Vacinação contra a COVID-19 no Concelho de Monforte, e depois de já terem sido administradas vacinas a todos os utentes e funcionários das ERPI (Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas, Lar de Idosos), agentes locais da GNR e a pessoal operacional da Corporação de Bombeiros, iniciou-se, no passado dia 4 de Março, na respectiva Estrutura Concelhia para Vacinação Comunitária.

A inoculação decorreu na instalação da Sala Polivalente Municipal, em Monforte.
A primeira Fase da Vacinação Comunitária abrangendo os munícipes com mais de 50 anos pertencentes a grupos de risco.
Para além dos profissionais de saúde responsáveis, afectos à ULSNA/Centro de Saúde Local, esta operação envolveu, ainda, outros recursos humanos e materiais disponibilizados pela Associação dos Bombeiros Voluntários e pelo Município de Monforte.
Relativamente à vacinação dos idosos com mais de 80 anos, os quais são prioritários na primeira fase da Vacinação Comunitária, o Município "esclarece-se que a vacina agora disponibilizada não é a recomendada a maiores de 65 anos. Portanto, a vacinação dos idosos com mais de 85 anos será realizada brevemente com a disponibilização da vacina que lhes é mais indicada".
Os munícipes, entretanto, já vacinados têm, efectivamente, mais de 50 anos, mas estão igualmente abrangidos pela primeira fase da Vacinação pois pertencem a grupos de risco.
Por outro lado, a gestão da Vacinação Comunitária é da responsabilidade das autoridades de saúde competentes.