MARCHAS POPULARES VOLTARAM AO JARDIM DO FOSSO

O São João sempre foi (a par das Festas da Santa Casa) uma das datas mais celebradas em Arronches.


Recuando nos tempos, eram os próprios habitantes que, com antecedência confeccionavam nas suas casas, garagens ou casões, os elementos que iriam decorar as suas ruas por ocasião das Festas de São João.

Dias antes da celebração da noite de São João, era sempre grande a azáfama para decorar cada uma das ruas com flores, bandeiras e balões, tudo em papel de múltiplas cores que, eram colocados com critério, junto às quadras populares nos improvisados arcos que coloriam as ruas. Todos trabalhavam para que a sua rua fosse considerada a mais bonita daquele São João.

Na Praça da República desenvolviam-se as cerimónias oficiais do feriado municipal e, no palco ali instalado para o efeito, decorriam os espectáculos.

Aos poucos foi-se perdendo a tradição de serem os próprios habitantes a confeccionarem as decorações. O Município começou por fornecer os materiais já mais modernos. Mesmo assim a tradição perdeu-se, se bem que um olhar mais atento, descobre que ainda há pequenos recantos onde se instalam os Altares de São João.

Com a chegada à Câmara Municipal de Arronches através das eleições autárquicas de 2009, Fermelinda Carvalho resolveu passar a celebrar todos os eventos do São João no Jardim do Fosso. Foram abertos caminhos e melhoramentos para que ali se celebrasse o São João.

Foi o que aconteceu passados dois anos ‘prisioneiros’ da pandemia do Covid-19, regressou este ano a celebração do São João, sendo a noite de ontem (22 de Junho) dedicada às Marchas Populares em que participaram o Agrupamento de Escolas, Escola de Música, Academia Sénior de Arronches e, como convidada, a Academia Sénior de Monforte.

Mesmo com a noite algo fria, o público acorreu para ver desfilar as crianças, jovens e adultos, voltando a uma suposta normalidade. Normalidade essa que ainda temos que conquistar, pois na sua grande maioria a máscara aconselhada para estes eventos que reúne muitas pessoas, foi esquecida.



(Fotos-Notícias de Arronches)