«Juntos nós podemos através do voluntariado» | 5 de Dezembro

Assinala-se, a 5 de Dezembro, o Dia Internacional do Voluntário, data proclamada pelas Nações Unidas em 1985, tendo por objectivo incentivar e valorizar o trabalho voluntário em todo mundo.


Como gestor do Programa de Voluntariado Jovem «Agora Nós», que tem por objectivo promover e estimular a prática de voluntariado como meio de aquisição de competências, o IPDJ, assinala esta data, dinamizando o Webinar «Juntos nós podemos através do voluntariado».

Através da mensagem deste ano, pretende-se agradecer aos/às voluntários/as o seu trabalho e demonstrar o impacto do voluntariado durante a crise da COVID-19.

Nos últimos meses, com a pandemia, os/as jovens voluntários/as estiveram na vanguarda das respostas comunitárias e sociais. O Plano Estratégico de Preparação e Resposta COVID-19 da OMS identifica, inclusivamente, os/as voluntários/as como principais interessados/as ​​na comunicação de risco e envolvimento na comunidade.

O webinar, que começa às 14h30, realiza-se online através de uma plataforma de videoconferência.

Do programa, destacam-se:

· Apresentação da «Carta de Voluntariado Jovem pelo Ambiente»;

· Mesa-redonda «Juntos nós podemos através do voluntariado»;

· Apresentação dos Prémios «Boas Práticas | Associativismo Juvenil», «Boas Práticas | Associativismo Estudantil» e Prémios «Boas Práticas | Voluntariado».