JUNTA DE FREGUESIA DE ESPERANÇA RECEBE ÚLTIMA REUNIÃO DO EXECUTIVO DE 2021

Na Junta de Freguesia de Esperança, mais concretamente nas instalações de Convívio da 3ª Idade, reuniu pela última vez este ano a vereação da Câmara Municipal de Arronches, para que fossem observadas todas as normas de distanciamento.


A reunião presidente por João Crespo e com a presença de todos os vereadores iniciou-se dando o edil conta do balancete à data de 21 de Dezembro e que está nos nove milhões e quatrocentos mil euros. Seguindo-se a aprovação da acta da reunião anterior.

No expediente a destacar a solicitação por parte da Associação Nacional de Municípios que, no XXV Congresso aprovou duas moções que vão no sentido da acção climática e desenvolvimento sustentável, solicitando ao Município de Arronches que passe a integrar aquelas secções. A solicitação foi aprovada por unanimidade, ficando como elo de ligação com a ANM, o Vice-presidente Paulo Furtado que detém este pelouro. O vereador do PS, João Luís Feiteira, apontou para que, a exemplo de outras situações, "esta não seja mais uma para ficar no papel", porque em sua opinião deve existir por parte dos municípios "uma acção mais participativa", em especial num tema que a todos nos preocupa.



Ainda neste ponto da ordem de trabalhos foi aprovado por unanimidade a concessão do subsídio mensal à Escola de Música para pagamento ao professor que lecciona nesta escola, bem como a renovação do protocolo com a Associação Humanitária dos Bombeiros V. de Arronches.

Nos vários requerimentos para o licenciamento de obras, presentes na O.T., os vereadores decidiram em conformidade com os pareceres emitidos quer pelos técnicos da Câmara, como pelo ICNF.

O despacho do Presidente da Câmara Municipal de Arronches, no âmbito das suas competências, veio para ratificação o acordo de colaboração com o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (Estratégia Local de Habitação).

Foi ainda aprovado também por unanimidade, o protocolo de colaboração com a Associação ‘Arronches Adopta’, no sentido de incorporara nesta associação um funcionário que proporcione um melhor desempenho no dia-a-dia deste espaço. O Município vai assumir os encargos inerentes a esta contratação.

Para encerrar a reunião e por proposta do Presidente João Crespo, foi aprovado um ‘Voto de Pesar’ por parte do Município pelo falecimento do ex-autarca e dirigente da Associação Humanitária dos Bombeiros V. de Arronches, António Mergulhão, recentemente falecido.

Após o encerramento da reunião o Presidente informou os vereadores da actual situação pandémica, quer no aspecto de testagem como da vacinação, deixando palavras de apreço pelo trabalho desenvolvido pelos profissionais de saúde.