A Junta de Freguesia de Assunção, a de maior densidade populacional das três que formam o concelho de Arronches, ofereceu ontem dia 8 de Novembro (antecipando o S. Martinho), um magusto/castanhada, utilizando o espaço agradável junto ao multiusos ‘O Celeiro’.
Com o envolvimento dos autarcas da junta e outros mais que se disponibilizaram para a tarefa de servir as castanhas, as bebidas e a introdução este ano de um cortador de jamón, (ver aqui) presunto que veio da Cedillo, para cortar como só eles sabem um ‘pata negra’. Na extremidade deste espaço, onde ‘existia’ a balança a dupla Batista/Óscar, assavam os enchidos que completavam o repasto.
Aos poucos a população foi-se juntando e preencheu o espaço que contou com a presença do Presidente e vice-presidente e a vereadora da cultura, da Câmara Municipal de Arronches, Presidente da Assembleia Municipal, respectivamente João Crespo, Paulo Furtado e Maria João Fernandes, José Bigares e também, o Presidente da Junta de Freguesia dos Mosteiros, Diamantino Pinto e o Alcalde de La Codosera, Juama e a sua esposa.
Na oportunidade o N.A. falou sobre este evento com o Presidente da Junta de Assunção, Pedro Fernandes que nos disse que “esta ideia surgiu desde o início do nosso mandato, porque achávamos que era muito interessante reavivar algumas memórias que antigamente se passavam aqui na nossa freguesia”. Inicialmente o S. Martinho era comemorado nas instalações da Junta mas, a dimensão que foi ganhando, fez com que já há dois anos este fosse o espaço elegido pelos responsáveis da junta, afirmou-nos.
Houve da parte da Junta uma preocupação ao fazerem chegar as castanhas como nos disse Pedro Fernandes “não poder esquecer os outros fregueses que não podem estar presentes e fazer chegar a eles um bocadinho daquilo que estamos a oferecer aos outros”. Ao fim e ao cabo às IPSSs, Bombeiros e GNR.
(Redacção|Fotos e vídeo Noticias de Arronches)
Comments