JUNTA DE FREGUESIA DE ASSUNÇÃO- Celebra o S. Martinho

Ontem dia de S. Martinho em que se ‘comem as castanhas e se abre o vinho’, a Junta de Freguesia de Assunção, levou a efeito nas suas instalações na Rua de Olivença a celebração desta data tão arreigada nas tradições e costumes portugueses.


Não só celebrou o S. Martinho como juntou ao evento a exposição do artesão Manuel Palmeiro, artífice bem conhecido pelos seus trabalhos em madeira, (santos e utensílios), bem como os seus trabalhos nesse produto nobre e que nos distingue das demais regiões, como é a cortiça. Têm especial relevo para os tarros, um dos utensílios desde sempre ligados a tempos dum passado não muito distante que, garantiam o transporte e a conservação da alimentação dos trabalhadores rurais em particular, e de muitos outros noutras nas fainas do campo, como o pastoreio.



Em frente ao edifício da Junta funcionou o assador das castanhas e a actuação do grupo das ‘Pedrinhas’, ao passo que no interior, puderam ser apreciados os trabalhos do artesão e onde houve algumas intervenções, nomeadamente poesia popular, o artista expositor e as palavras do Presidente da Junta Pedro Fernandes. Estiveram presentes o presidente da Câmara M. de Arronches, João Crespo e a vereadora do pelouro da cultura, Maria João Fernandes, o Presidente da Junta de Freguesia dos Mosteiros e, o como seria lógico, outros membros da Junta de F. de Assunção e representantes de instituições e associações.


(Fotos - Junta de Freguesia de Assunção)