Jornadas Transfronteiriças Extremadura – Alentejo promovem intercâmbio e os produtos locais

A Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre e a Escuela Superior de Hostelería y Agroturismo de Extremadura organizaram, em parceria com o município de Valencia de Alcántara, o primeiro encontro das Jornadas Transfronteiriças Extremadura – Alentejo.


Realizou, no dia 12 de Maio, naquela localidade espanhola. A iniciativa serviu, essencialmente, para promover o intercâmbio de alunos das duas instituições educativas, promover os produtos locais e certificados de ambas as regiões e facilitar encontros entre diversos agentes de áreas tão distintas como organizações públicas e representantes dos sectores do turismo, da agricultura e da pecuária e da promoção dos produtos certificados.

O almoço contou com uma ementa definida pela Escuela Superior de Hostelería y Agroturismo de Extremadura, e teve por base os produtos certificados desta região espanhola como são o presunto DOP Dehesa de Extremadura, as cerejas DOP do Valle de Jerte, o borrego e a vitela IGP, entre outros. A harmonização foi feita com os vinhos branco e tinto DOC Portalegre da Adega de Portalegre.

Esta reunião bilateral realizou-se em frente à simbólica Igreja Nossa Senhora de Rocamador, um templo de estilo gótico onde se casou o rei de Portugal, D. Manuel, com D. Isabel.