IPDJ – Direcção Regional do Alentejo

Actividades desenvolvidas pelo IPDJ no mês de Dezembro de 2020


A Direcção Regional do Alentejo procedeu, na sequência do Dia Internacional do Voluntariado (5 de Dezembro), à entrega, pelo Director Regional - Miguel Rasquinho, do Prémio Boas Práticas de Voluntariado à Associação Suão (S. Miguel de Machede - Évora), do prémio de Associativismo Juvenil à Marca (Montemor-o-Novo) e do prémio de Associativismo Estudantil à Associação Académica da Universidade de Évora (Évora). Há ainda a destacar a Menção Honrosa atribuída à ARKUS (Elvas).


Estes prémios são o reconhecimento das melhores práticas associativas e de voluntariado na região e que reforçam as áreas de missão do IPDJ todos os dias, junto de quem mais precisa.

Sob o mote “Voluntariado e Sustentabilidade Ambiental” foi desenvolvido um webinar que apresentou uma série de projectos de voluntariado na região, em especial na área ambiental.

Este evento que decorreu no dia 11 de Dezembro foi desenvolvido pelas alunas e estagiárias do Curso Técnico de Juventude da ESAG, contando com a participação do Director Regional do IPDJ Alentejo – Miguel Rasquinho e da Vice-Presidente do IPDJ – Sónia Paixão.


O dia 14 de Dezembro marcou mais uma importante data para a Direcção Regional do IPDJ Alentejo com a atribuição de mais dois espaços na Casa de Associações de Beja.

Através da participação do Director Regional do Alentejo – Miguel Rasquinho foram assinados os contratos de cedência à Pax Jovem – Associação Juvenil e à Associação Regional do Baixo Alentejo de Pesca Desportiva, duas importantes instituições do movimento associativo de Beja. Este esforço concretiza o trabalho crescente de capacitação das associações levado a cabo pelo IPDJ em toda a região.

O Director Regional do IPDJ Alentejo – Miguel Rasquinho marcou presença, no dia 18 de Dezembro, na tomada de posse dos novos corpos sociais da Associação Académica do Instituto Politécnico de Portalegre.


Nesta cerimónia deixou uma palavra de reconhecimento para os órgãos sociais cessantes, um incentivo especial aos novos dirigentes e um agradecimento, na pessoa do seu Presidente – Albano Silva, ao Politécnico de Portalegre pelo apoio ao associativismo estudantil.

O Conselho Consultivo Regional do IPDJ Alentejo reuniu no dia 19 de Dezembro com o propósito de fazer um balanço do ano de 2020, um ano que trouxe inúmeras dificuldades e desafios ao movimento associativo juvenil e desportivo.


(Fonte e fotos - IPDJ)