INFARMED – Especialistas e políticos voltam a reunir-se

Especialistas fizeram hoje o ponto de situação da pandemia da Covid-19 em Portugal.

Passados nove meses os especialistas e políticos voltaram a reunir-se para analisara situação do COVID-19 tendo em conta o Inverno que se aproxima.


O Ministro da Saúde, Manuel Pizarro, lembrou que “Portugal está habituado a viver, no inverno, com uma "ampla panóplia de infecções respiratórias víricas", isto porque a mortalidade registou um pequeno aumento e alguns constrangimentos nos hospitais por causa das infecções respiratórias.

O epidemiologista Henrique Barros, presidente do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto, sublinhou na sua intervenção que “as vacinas são indispensáveis, na luta contra a pandemia, mas não são suficientes e salientou que há várias lições que devemos tirar deste combate”.

Recordou o epidemiologista "Preveniram-se mais de um milhão de infecções, mais de 2 milhões de dias de internamento, 130 mil dias de internamento em unidades de cuidados intensivos e mais de 12 mil mortes".

Depois das fachas etária dos 80/70 anos, estão agora a serem convocados os maiores de 50 anos, numa antecipação do que pode vir a acontecer nos meses de Dezembro e Janeiro com a nova variante que começa a grassar pela Europa.


(Imagem - D.R.)