INCÊNDIOS - APROVADO PLANO OPERACIONAL MUNICIPAL DE MORA

O Plano Operacional Municipal (POM) 2022 foi aprovado pela Comissão Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios (CMDFCI), em reunião realizada a 20 de Setembro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.



Das entidades que compõem a CMDFCI estiveram representadas o Município de Mora, através do Gabinete Técnico Florestal (GTF), as Juntas de Freguesia de Cabeção e de Pavia, o Regimento de Artilharia nº5 do Exército, o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), a AFLOSOR, a Associação de Produtores Florestais, a Guarda Nacional Republicana (GNR), o Serviço de Protecção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) e os Bombeiros Voluntários de Mora.

O POM, agora aprovado, é um documento de vigência anual que regula a articulação entre entidades municipais e distritais. Objectivamente, o POM operacionaliza todo o dispositivo de Gestão Integrada de Fogos Rurais, ao passo que auxilia igualmente no planeamento do combate aos incêndios florestais.

Trata-se de um Plano de importância extrema, designadamente, na realização de acções de vigilância, detecção, fiscalização, 1ª intervenção, combate, rescaldo e vigilância nos pós-incêndios florestais.


(Fonte e foto - CMMora)