top of page

"Homenagem ao Poder Democrático Local"

O Grémio Transtagano levou a efeito no dia 8 de Dezembro em Arronches, uma homenagem aos ex-presidentes ainda entre nós, e os primeiros eleitos democraticamente nas eleições de 1976. É justo realçar o envolvimento de Diogo Júlio e do Dr. José Ricardo, em trazerem para esta vila este evento.


O dia começou com a recepção à comitiva pelo Presidente da Câmara Municipal de Arronches no Museu de (A) Brincar, seguindo-se depois um almoço no Restaurante a ‘Estalagem’.

Nas instalações do CEIRA (Museu Agrícola) pelas 15 horas decorreu a homenagem aos ex-autarcas eleitos nessa data, António Falé Canoa (Monforte), Fernando Emílio Soares (Portalegre), João Manuel Pista (Alter do Chão) e Manuel Rui Nabeiro (Campo Maior).

Com a plateia repleta de publico entre os quais se encontravam ex-autarcas e actuais, como Gil Romão, Armando Varela, Gonçalo Lagem e Fermelinda Carvalho.



Por motivos de ordem pessoal não pode estar presente Cristóvão Crespo ex-autarca e governador civil que seria um dos moderadores da mesa redonda.

Em declarações à imprensa presente, o anfitrião João Crespo frisou que “a homenagem é mais do que justa, pois estes homenageados foram os pioneiros no poder autárquico no pós 25 de Abril”, recordou ainda “a realidade hoje em presidir a um município são diferentes” salientando que "hoje é necessário estar perto das pessoas e ajudá-las”.

Na ocasião o Notícias de Arronches quis saber por parte do Comendador Rui Nabeiro, com o seu espírito altruísta e como empresário, perante a crise que o país e o mundo atravessa, sobretudo com a inflação, quais os seus conselhos.

Rui Nabeiro foi peremptório ao afirmar que “na realidade esta guerra que estamos a viver na Europa, provocou esta crise em que é necessário o espírito de solidariedade, tanto por parte das autarquias, do governo e dos empresários”, citando mesmo o que actualmente se depara ao Grupo Delta “em manter os seus empregados, mesmo perante a situação de termos o produto mas, ser cada vez mais difícil escoá-lo, dado que as pessoas têm menos poder de compra”, recordou.

A abertura da Mesa Redonda começou com a intervenção de Diogo Júlio Serra que recordou todo o envolvimento em torno desta primeira eleição autárquica, a sua importância para a consolidação da democracia e realçando o papel importante desempenhado pelos ex-autarcas presentes e que hoje eram justamente homenageados.

O debate foi moderado pelo Professor Sérgio Campos do IPP, e amplamente participado quer pelos homenageados como pelos participantes.

No final a comitiva dirigiu-se para a Adega Perdigão no concelho de Monforte, onde decorreu uma prova de vinhos e uma sessão de fados.


Redacção-Vídeo N.A.

bottom of page