GNR assume Comando de Força de Reserva EUROGENDFOR, no Kosovo

Portugal, através da Guarda Nacional Republicana, vai Comandar a Força de Reserva – Reserve Formed Police Unit (RFPU) – da Gendarmarie Europeia (EUROGENDFOR) para a missão da União Europeia (UE) no Kosovo – European Union Rule of Law Mission (EULEX) Kosovo, destacando ainda para o efeito 42 militares que partem hoje, dia 18 de Março, para o Kosovo.


No âmbito dos compromissos internacionais assumidos pelo Estado Português, nomeadamente com a União Europeia (UE), em 2018 a Guarda Nacional Republicana (GNR) disponibilizou militares para integrar uma RFPU da EUROGENDFOR, para eventual apoio à Missão da UE no Estado de Direito no Kosovo - EULEX Kosovo. Nesse alinhamento foi solicitada a prontidão da mesma no final do ano de 2021 e activada no dia 10 de Março de 2022. Esta Força de Reserva, integrará as Forças de Polícia da EULEX, no pilar das operações, nomeadamente em operações de ordem pública.

A projecção da Força de Reserva FPU mostra a determinação da EULEX no apoio à estabilidade do Kosovo, contribuindo para a segurança de todas as suas comunidades.

A RFPU é constituída por 92 militares de três Estados Membros: Portugal, que destacará 42 militares portugueses da GNR, França que destacará 28 militares da Gendarmerie Nationale e Itália que destacará 22 militares da Arma dei Carabinieri. Esta Força de Reserva é comandada por um Major da GNR português, coadjuvado por um segundo comandante francês.

Os 42 militares da GNR estiveram em aprontamento durante cerca de 4 semanas, através de diversos treinos operacionais das componentes tácticas de ordem pública, operações especiais e inactivação de engenhos explosivos, tiro, direitos humanos e código da conduta. Os militares nomeados são de diversas especialidades, nomeadamente da especialidade de ordem pública, operações especiais e inactivação de engenhos explosivos.

As missões da EUROGENDFOR, cobrem uma ampla gama de tarefas policiais, sendo que, desde a sua criação formal em 2007, já foi empregue em 16 missões e operações em todo o mundo.

É para a Guarda Nacional Republicana um enorme orgulho representar Portugal nesta missão, através da tomada de posse do Comando desta Força de Reserva, bem como da projecção dos militares portugueses que farão parte desta missão.