top of page

GNR - 50º Compromisso de Honra realizado em Portalegre

Realizou-se no dia 8 de Maio, no Centro de Formação de Portalegre da Escola da Guarda, a Cerimónia do Compromisso de Honra do 50.º Curso de Formação de Guardas, presidida pelo Senhor Ministro da Administração Interna, Dr. José Luís Carneiro.

No evento, que teve o seu momento mais alto na leitura do Código de Honra do militar da Guarda e no consequente Compromisso de Honra, em que juraram fidelidade à Pátria e à Guarda Nacional Republicana 212 formandos, estiveram também presentes, entre diversas individualidades civis e militares, o Comandante-Geral da GNR, o Tenente-General José Manuel Lopes dos Santos Correia e a Presidente da Câmara Municipal de Portalegre, Eng. Fermelinda Carvalho, assim como centenas de familiares dos novos guardas.

Ao longo dos últimos 37 anos de cursos em Portalegre, já aqui foram formados mais de 20.000 guardas da GNR.

O Ministro da Administração Interna, no seu discurso, informou que o júri já seleccionou o vencedor do concurso para o projecto de execução do novo Comando Territorial de Portalegre e Centro de Formação da GNR, que brevemente será anunciado.

O novo Comando Territorial de Portalegre e Centro de Formação da GNR terá cerca de 40.000 m2 de área, e comportará cerca de 1200 pessoas, entre oficiais, sargentos, guardas, civis e formandos.

O Ministro da Administração Interna agradeceu ainda a colaboração inexcedível do Município de Portalegre neste projecto, não apenas na cedência gratuita dos terrenos, mas também no futuro investimento em infraestruturação e acessibilidades no local.

A Câmara Municipal de Portalegre lançou, em 2022, o programa de concurso e caderno de encargos do projecto de execução para a Empreitada de Expansão da Área de Acolhimento Empresarial de Portalegre, que permitirá a viabilização do futuro Comando Territorial de Portalegre e Centro de Formação da GNR, bem como a infraestruturação de mais 16 lotes, no valor de 3.061.907,37 € (+ IVA).


(Fonte e fotos -C.M.Portalegre)

bottom of page