Francisco Palmeiro na data do seu 90º Aniversário

Da obra de Emiliano Rodrigues Palmeiro, retirámos esta pequena homenagem a quem no desporto atingiu o máximo que um desportista arronchense poderia atingir: Representar a Selecção Nacional de Futebol.


Francisco Palmeiro se fosse vivo, completaria hoje 16 de Outubro de 2022, a bonita soma de 90 anos de idade. O destino assim não o permitiu mas, permite-nos recordar aqui a sua figura como desportista.

“Francisco Palmeiro Rodrigues é o segundo filho de três que Rosário e Augusto, seus pais tiveram. A mãe entregue aos lavores e actividades domésticas e o pai à empresa de Camionagem, com ligação aos Caminhos de Ferro na Estação do Assumar e de electricista da Câmara Municipal, desde a inauguração da respectiva rede”. Francisco Palmeiro “ estava radicado em casa dos avós maternos”.

Os seus primeiros contactos com a bola foram dados como muitos da sua geração no Largo da Restauração (de trás do Castelo). Segundo o autor “Francisco que era o irmão do meio, era contrário a tudo que se aproximasse da erudição, sendo, pelo contrário, dedicado em extremo ao desporto, nomeadamente ao futebol (… ) ”.

(Ler mais na edição de Outubro do N.A.)