Festas em Honra de Nª. Sr.ª de Assunção
A Assunção de Nossa Senhora ao céu é celebrada anualmente a 15 de Agosto em Arronches. No calendário dos eventos litúrgicos, tem a maior expressão no concelho pela dimensão da Paróquia e, por aquilo que oferece aos habitantes, crentes ou não.
Para além do litúrgico, oferece sempre aquele ambiente nesta noite em que se enche a Praça da República, perante aquele palco diferente da escadaria da Igreja Matriz, um espectáculo.

Com o apoio do Município, Junta de Freguesia de Assunção e dos ‘Romeiros de Esperança’, a Paróquia apresenta-nos este ano o seu programa, do qual se destaca a Missa e Procissão com um périplo pelas ruas da Vila, acompanhada pela Banda Euterpe. Às 12h00 o desfile Etnográfico de carroças da Associação ‘Os Romeiros de Esperança’ pelas ruas da vila.
Quando cair a noite a escadaria da Igreja Matriz ‘transforma-se’ no palco por onde já passaram artista de renome. Este ano a Paróquia conta com o contributo das fadistas Leonor Fartouce, Mariana Paulino e Renato Matos. Na guitarra portuguesa Nuno Cirilo e na viola Ricardo Semedo.
A receita como sempre, reverte a favor da Paróquia e estará disponível um serviço de bar.
Sobre a tradição da Festa em Honra de Nª. Sr.ª. de Assunção
“A tradição católica afirma que, aquando da morte de Virgem Maria, esta foi transportada em corpo e alma até aos céus para participar da glória de seu filho, Jesus Cristo.
Segundo teólogos, Maria teria morrido e, imediatamente, ressuscitado, tal como se tivesse apenas adormecido. Por esse motivo, a igreja também dá a esse acontecimento o nome de "Dormição de Nossa Senhora".
A Assunção de Maria é vista também como uma antecipação da ressurreição que os cristãos um dia irão experimentar.
Em 1º de Novembro de 1950, o Papa Pio XII proclamou a Assunção da Virgem Santíssima como dogma de fé na Constituição Apostólica Munificentissimus Deus. Na constituição, afirmou que “A Imaculada Mãe de Deus, a sempre Virgem Maria, terminado o curso da vida terrestre, foi assunta em corpo e alma à glória celestial”. Por esse motivo, em muitos países de Tradição Católica, como Portugal, Espanha e Itália, a Assunção de Maria é um feriado nacional.
O dia ‘Assunção de Nossa Senhora’ é feriado em Portugal. Este não foi um dos feriados religiosos eliminados pelo governo e posteriormente repostos. Esses feriados foram o Dia de Todos os Santos e o Dia de Corpo de Deus.
Nossa Senhora é considerada a rainha de Portugal, estando ligada aos principais acontecimentos da história da independência de Portugal.
A festa da assunção para o céu da Virgem Maria é celebrada como a "Solenidade da Assunção da Bem-aventurada Virgem Maria" pelos católicos.
Em Portugal, no dia 15 de Agosto, celebram-se romarias e festas religiosas em várias localidades.
Esta é uma festa maior na Igreja. A missa deste dia faz uma referência especial à mãe de todos os cristãos, desde a homilia às orações próprias dedicadas à Santa”.
[1] Créditos-calendarr|Foto-Arquivo)