FEIRA DE MAIO NA ESPERANÇA
A Feira de Maio foi, a partir da década de quarenta sensivelmente, um dos acontecimentos de maior relevância no concelho de Arronches. Realizava-se no actual Campo da Feira e por essa altura Arronches contava com uma população superior a seis habitantes, o que concedia a esta feira o ponto alto anual. Ali se encontrava um pouco de tudo, desde artigos para a lavoura, domésticos, alimentares e gado. Era também, embora fossem tempos difíceis, altura de apresentar as melhores vestes, quer nos homens, crianças e sobretudo as senhoras.
A Feira de Maio a par das Festas da Misericórdia foram ao longo doa anos, as datas mais festivas que por estas paragens tinham lugar.
Com a chegada da industrialização nos anos sessenta, os arronchenses começaram a migrar para o litoral, em especial para a zona da grande Lisboa, na procura de uma vida melhor, porque por aqui, era a agricultura que imperava, a indústria dos ‘Irmãos Morais’ e o comércio local, mas os vencimentos inferiores aos que podiam auferir na grande capital.
Com o decorrer dos tempos e já neste século, a feira foi perdendo importância porque surgiram outros eventos, como a Feira de Artesanato e Gastronomia. A Feira de Maio foi perdendo protagonismo, limitando-se nos últimos anos a um mero mercado normal, com cada vez menos público.
A Associação’ Esperança Sobre Rodas’, resolveu este ano não por saudosismo, mas para que a memória perdure, recrear a antiga feira, nos dias 12,13 e 14 do presente mês, como a I Feira de Maio da Esperança. Para tal contou com o apoio imprescindível do Município de Arronches e das três freguesias do concelho, pois sem estes apoios seria impossível o vasto programa apresentado.
O Campo da Feira recebeu a inauguração deste evento ontem pelas 18 horas, com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Arronches, elementos do executivo, presidentes das juntas e outras associações, sendo acompanhados na visita aos vários stands, pelos membros da direcção (ouvir aqui as declarações do presidente) da Associação ‘Esperança Sobre Rodas’ (…)
Ler mais na edição em papel de Maio do Notícias de Arronches
(Redacção|Fotos © Notícias de Arronches)