FAE 2023- Arrancou ontem a XII Edição
Aquele que é o maior certame que tem lugar no concelho de Arronches, arrancou ontem a sua XIi Edição, à qual teríamos que acrescentar duas mais, não fosse a pandemia que assolou Portugal e o mundo.
Num concelho essencialmente agrícola, a sua presença fica marcada desde que este sector de actividade económica começou a ter presença assídua nesta feira. Primeiro com umas instalações mais rústicas e, nas últimas edições, com um pavilhão digno dos melhores certames em que os produtores de gado podem apresentar ao público visitante os seus exemplares.
Como afirmou João Crespo, Presidente da Câmara Municipal de Arronches na sua mensagem no programa e dirigindo-se aos arronchenses e todos os que nos vistam nestes quatro dias de Julho, “com o mesmo figurino do último ano” foram introduzidas “alterações pontuais para embelezar, ainda mais, aquele que é o maior certame que se organiza no concelho de Arronches”.
Essas alterações foram apreciadas pelos convidados e público em geral, quando ontem foi inaugurada oficialmente esta edição da FAE que contou com individualidades como representantes do Ayuntamiento de La Codosera (Espanha), Centro de Emprego, Presidentes de Câmaras (entre eles a antiga autarca Fermelinda Carvalho), ULSNA, Comandante do RC3, CDOS, Centro de Formação Profissional de Portalegre, Associação de Futebol de Portalegre, ERT-Turismo do Norte Alentejano, Centro Regional da Segurança Social e GNR/Arronches que, foram acompanhados na visita aos expositores pelo Presidente e Vice-presidente da Câmara Municipal de Arronches, Presidente da Assembleia Municipal, Presidentes das Juntas de Freguesia, vereadores e debutados municipais.
Durante a visita aos expositores e entregas de diplomas, a ‘Charanga das Fresquinhas’ animou o percurso, com múltiplas paragens e troca de palavras entre os intervenientes e o posarem para as respectivas fotos da comunicação social que marcou presença, naquela que é considerada como uma da mais marcantes feiras do Alto Alentejo, vocacionada para as actividades económicas.
Nos stands encontrava-se desde o artesanato aos vários empresários sediados no concelho nas mais diversas actividades, a exposição de animais (ovinos, caprinos e bovinos), espaço para a animação dos mais novos com insufláveis, o sector dos equipamentos agrícolas como tractores, alfaias e viaturas.
Depois do longo recorrido pelo recinto da feira, os convidados juntaram-se num jantar servido nos restaurantes da feira, cuja ementa assente na gastronomia regional, oferecia a tábua de queijos e enchidos, sopa de batata com bacalhau, galinha tostada e sobremesas. Ao mesmo tempo o público presente, procurava lugar numa das quatro ‘Tasquinhas’, (Futebol Clube Mosteirense, Associação Desportiva e Cultural de Esperança, Snack-Bar do Centro Cultural e Associação ‘Amigos das Festa Brava’) no espaço dedicado à restauração.
O programa continuou com a actuação no palco do Grupo Coral ‘Vozes à Janela’, seguindo-se depois o espectáculo com NOBLE para fechar com a discoteca com Smells Like 90’S.
(Redacção|Fotos ©Notícias de Arronches)