top of page

Extremadura e Portugal vão criar um grupo de trabalho no âmbito da Eurorregião

Mérida - O Governo Regional da Estremadura e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) da região do Alentejo, em Portugal, iniciaram esforços para criar um grupo de trabalho transfronteiriço para tratar de questões comuns da população.


Isso foi acordado em uma reunião realizada em Mérida, da qual participaram o Secretário-geral de População e Desenvolvimento Rural, Manuel Mejías, e técnicos de sua equipa; e a directora do Escritório de Iniciativas Transfronteiriças, Montaña Hernández.

Em nome de Portugal, a responsável pela Divisão de Cooperação e Promoção, Sandra Jorge; a técnica superior da Divisão de Planeamento e Avaliação, Carla Lázaro; e o membro do Programa Operacional do Alentejo, Tiago Teotónio Pereira.

Ambas as instituições comprometeram-se a estreitar a colaboração e a reforçar a coordenação e cooperação, com vista à futura Comissão Sectorial Euroace Demographic Challenge, para intercâmbio de boas práticas, monitorização do impacto das políticas públicas e acções-piloto.

Durante o encontro também foram abordados diferentes aspectos da Estratégia e da Lei de medidas para enfrentar o Desafio Demográfico e Territorial da Extremadura, regulamentos que contêm questões específicas para promover a cooperação transfronteiriça e inter-regional.

REALIDADES SIMILARES

Além disso, praticamente todas as medidas contempladas na estratégia estremenha podem ser extrapoladas para territórios como o Centro e o Alentejo português, que juntamente com a Extremadura constituem o espaço Euroace, partilhando realidades semelhantes em termos de envelhecimento e baixa densidade ou dispersão de sua população.

Por outro lado, Portugal continua a avançar num processo em que se espera que as suas regiões adquiram novas competências em matéria demográfica, como relatam os responsáveis ​​portugueses, que também deram conta dos programas de empreendedorismo 'Valorização do Interior' e 'Startup Visto'.

Durante o encontro, foi também apresentado o progresso da Estratégia Euroace 2030 e levantadas as próximas convocatórias para o projecto transfronteiriço POCTEP, entre outras questões.

Para concluir, ambas as partes especificaram continuar identificando laços de colaboração em ambos os lados da Linha a partir de políticas públicas de governação multinível, que sirvam como ferramentas para corrigir desequilíbrios económicos, sociais, culturais e territoriais.


(Fonte e foto - Governo Regional da Estremadura)

bottom of page