Exposição Baú das Memórias "Cadernos Escolares".



A Junta de Freguesia de Assunção promoveu na sala do seu edifício a Exposição Baú das Memórias "Cadernos Escolares". A abertura teve lugar no dia18, pelas 15 horas.


A iniciativa partiu de uma parceria com o Professor Daniel Balbino, um estudioso da sociedade arronchense nos seus múltiplos aspectos e, sobre os quais, mantêm um valioso espólio.


Na inauguração estiveram presentes membros do Executivo Camarário, membros da Junta de Freguesia de Assunção, a Director do Agrupamento de Escolas de Arronches e variadíssimo público que quis, perante o material exposto, recordar sobretudo o material escolar e um conjunto de fotos em especial da época de muitos dos presentes, quer como alunos ou como docentes.


Podem ser observados documentos do chamado Estado Novo, em que Salazar começava por influenciar os estudos dos jovens logo no início, em conluio com diversos autores afectos ao regime. São documentos que vale a pena debruçarmo-nos sobre eles, para termos a noção do que é hoje a liberdade de expressão e o ensino escolar no presente.

Como curiosidade não sabemos, se por mero acaso ou, intencionalmente, os painéis das fotos estavam nas cores azul e amarelo, as cores da bandeira Ucraniana.

A Exposição vai estar patente ao público até 4 de Junho das 9 às 17 horas (2ª a 6ª-feira) e das 10 às 13 horas aos sábados.