top of page

Eventos turísticos no Alentejo no mês de Abril

Se está a planear os seus passeios para esta Primavera, aqui lhe deixamos algumas sugestões com base na newsletter da ERT que chegou à nossa redacção.

“Abril é um mês de particular relevância para o Alentejo porque é já este mês que vai ser apresentado pela Entidade Regional de Turismo, em Beja, o Plano de Acção Destino Alentejo. Um plano que eleva a região para o patamar dos 50 destinos turísticos europeus, com uma estratégia para gerir e mitigar crises no ecossistema turístico da região.

E porque a sustentabilidade nos seus diversos domínios é já uma palavra sempre presente nas novas acções, a ERT, em parceria com a Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre e os municípios do Alentejo, vai promover acções de formação sobre a Rede de Percursos Pedestres TransAlentejo. Uma mais-valia de conhecimento técnico que se vai reflectir na forma como recebemos quem nos visita.

Depois, há as feiras que evidenciam os produtos típicos da região, como a XXII Feira da Doçaria Conventual e Tradicional de Portalegre, ou a Feira de São Marcos, em Alter do Chão.


Este é também o mês em que Castelo de Vide homenageia, com particular relevância, um filho da terra, Salgueiro Maia, um dos capitais de Abril, no âmbito dos 50 anos das comemorações do 25 de Abril, e Fronteira assinala os 640 anos da Batalha dos Atoleiros.

E para unir todas estas opções vai estar a música, traduzida naquela que será a 19ªEdição do Portalegre Jazzfest que junta jovens promessas e nomes conceituados do panorama nacional, europeu e mundial do jazz contemporâneo, em torno de uma programação diversificada e descentralizada.

Tour a pé na Vila. Promovido por Castelo de Vide Explorer: Um Tour a pé pela vila de Castelo de Vide. Durante o percurso serão contadas histórias da vila, da inquisição e do judaísmo. Festa e Romaria a Nossa Senhora dos Prazeres - Até 8/4 - Prazeres – Monforte. Workshop de Pintura. Promovido pelo Quadrante Mirante - Alamal River Club - Até 7/4 - Gavião.

Comemorações da Batalha dos Atoleiros - Fronteira.

As comemorações têm início com a romagem ao Padrão comemorativo da batalha de Atoleiros, no local do confronto, seguindo-se um desfile das forças militares em parada na avenida Heróis Atoleiros.

TransAlentejo - Trails for Sustentability. Uma iniciativa da ERT Alentejo em parceria com a EHTP e municípios do Alentejo - Até 16/5.

São acções de formação sobre a Rede de Percursos Pedestres TransAlentejo, inseridas no programa Formação + Próxima do Turismo de Portugal que visa dotar técnicos, profissionais de animação turística ou de alojamentos, entre outros de conhecimentos que melhor contribuam para a promoção do destino. De 9 a 11 de Abril, a formação decorre em Aljustrel, Alandroal, Mértola, Ferreira do Alentejo, Castro Verde, Ourique e Almodôvar. Segue-se depois de 16 a 18 de Abril, Arronches, Elvas, Campo Maior, Monforte e Alter do chão.

19ª Edição do Portalegre JazzFest - Até 20/4 - Centro de Artes do Espectáculo de Portalegre - Portalegre.

Um dos festivais de jazz mais conceituados do país que junta jovens promessas e nomes conceituados do panorama nacional, europeu e mundial do jazz contemporâneo, em torno de uma programação diversificada e descentralizada. A primeira noite constitui um dos momentos altos do festival ao juntar Pedro Burmester e Mário Lajinha em concerto, numa homenagem a Bernardo Sassetti. XXII Feira da Doçaria Conventual e Tradicional de Portalegre. Organizada pela Câmara Municipal de Portalegre - Até 20/4 - Mosteiro de São Bernardo - Portalegre.

Mostra e venda de doces conventuais e tradicionais, bem como licores confeccionados pelos doceiros e licoreiros presentes. Esta edição conta ainda com um programa diversificado de arte, música, animação, workshops, showcooking e os típicos concursos tradicionais para os melhores doces.

Feira de São Marcos. Organizada pela Câmara Municipal de Alter do Chão em conjunto com a Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Alter do Chão e a Coudelaria de Alter - até 28/4 - Alter do Chão.

É uma feira que visa promover o Cavalo Lusitano da linhagem Alter Real. Simultaneamente a Feira de São Marcos é um espaço dedicado à agropecuária, ao artesanato, aos produtos regionais e à cultura. Conta com uma forte participação de empresários agrícolas e coudelarias da região e inclui uma programação musical, animação de rua, espaços de lazer e restauração.

(Fonte: ERT|Foto-Município de Portalegre)

 

Kommentare


bottom of page