EUROACE SPORT, balanço do primeiro projecto de cooperação transfronteiriça luso-espanhola



A EUROACE SPORT trabalha desde 2018 para consolidar a EUROACE Eurorregião como um destino de excelência para a prática desportiva em ambiente natural. Já actuou no aprimoramento de mais de 60 empresas e cerca de 200 profissionais.

Mais de 500 eventos desportivos também foram realizados, com mais de 135.000 participantes.

EUROACE SPORT é o primeiro projecto com temática estritamente desportiva aprovado pela UE na fronteira entre Espanha e Portugal. Foi co-financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), através do Programa Interreg V-A Espanha-Portugal (POCTEP) 2014-2020,

A EUROACE SPORT, Sport and Nature tem como objectivo configurar a EUROACE (Extremadura, Alentejo e Centro de Portugal) como um destino de excelência internacional para a prática de desportos no meio natural.

SEIS PARCEIROS

Participaram neste projecto seis parceiros: Extremadura Avante, Direcção-Geral do Desporto da Junta de Extremadura, Serviço Público de Emprego da Extremadura, Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA), Idanha-a-Nova e Naturtejo. Para atingir o objectivo do projecto, centrou-se em três áreas fundamentais: trabalhar com empresas do sector desportivo da EUROACE; melhorar a capacitação de funcionários do sector desportivo e desempregados em busca de sua ascensão profissional no sector desportivo; e a criação de novos eventos desportivos e produtos comerciais de actividade física no ambiente natural da EUROACE.