top of page

Este Verão, descanse no Alentejo.

Agosto é o mês de regresso às origens, do reencontro com a terra. É em Agosto que o Alentejo fica mais vivo de gente, com uma oferta diversificada dirigida à promoção dos encontros, do lazer e do bem-estar.


Muitas celebrações religiosas são guardadas para este mês, como as Festas em Honra de Nossa Senhora das Dores, em Reguengos de Monsaraz, as Festas em Honra do Senhor Jesus dos Aflitos, em Borba ou ainda a Feira de Barrancos, em Honra de Nossa Senhora da Conceição.



Depois há os festivais de verão que são já uma imagem de marca da região e que conseguiram ao longo dos anos ganhar prestígio, diversidade e a atenção internacional. É o caso do Festival do Sudoeste, da Herdade da Casa Branca, na Zambujeira do Mar, ou o Festival do Crato, ou ainda, com uma outra dimensão, o To Mora Land, em Mora ou o Beat Fest, em Gavião. A estes, com um género diferente mas igualmente reconhecido junta-se o Festival Internacional de Folclore de Portel.

Mas para além dos festivais há outras iniciativas que aproveitam as noites quentes de verão para dar mais cor, animação e festa a todos os visitantes. É o que vai acontecer com as Noites do Jardim, em Mourão, com o Verão em Évora, a Música ao Lago, no jardim público de Vendas Novas, as Festas de Agosto, no Redondo e a Cultura nas Freguesias que leva géneros e estilos musicais diferentes a sete freguesias do concelho de Portalegre. E já agora lembrar as Palavras Andarilhas que voltam ao jardim e à biblioteca de Beja.

Depois há as feiras, umas mais voltadas para os Espectáculos, como a Feira Anual de Cuba que até tem um Carnaval de verão, outras dirigidas a eventos históricos, como a já conhecida Feira Histórica de Serpa, outras ainda dedicadas às actividades artesanais e culturais, como a Feira do Monte, em Santiago do Cacém e as feiras de cariz económico e promoção da região como a Feira da Luz, em Montemor-o-Novo, a Feira de Agosto de Grândola e a ExpoReg, em Reguengos de Monsaraz.

A todas e tantas outras iniciativas junta-se uma hotelaria e uma restauração sempre prontas a bem receber e com iniciativas próprias que deixam quem visita o Alentejo com vontade de voltar… em qualquer época do ano!

(Fonte: ERTAeR)

Comments


bottom of page