top of page

ESPERANÇA - Caminhada da Primavera

A Associação Cultural e Desportiva ‘Amigos da Esperança’, levou a efeito hoje a ‘Caminhada da Primavera' com partida junto à sede da Associação.

Com um dia com uma temperatura agradável teve uma grande participação incluindo caminheiros amigos de La Codosera. Entre os participantes, marcaram presença e caminharam o Presidente da Câmara Municipal de Arronches, Luís Janeiro, Presidente da Junta de Freguesia da Esperança, o Vice-presidente do município, Paulo Furtado, a vereadora da cultura, Maria João Fernandes e o Presidente da Junta de Freguesia de Assunção, Pedro Fernandes. (Mais fotos aqui)



Esta caminhada faz parte dos percursos pedestres do Parque Natural da Serra de S. Mamede que quanto a este percurso da Esperança refere que:

II-Percurso Pedestre de Esperança

“Percurso pedestre circular com ênfase na paisagem, flora, fauna e arqueologia. Do ponto de vista geomorfológico esta região estabelece a transição entre o maciço de S. Mamede e a planície alentejana. O montado de sobro ‘Quercus Suber’ assume particular relevância na região. De entre a vegetação arbustiva domina, sem dúvida, a esteva Cistus ladanifer.

Pontos de interesse: Esperança – aldeia com características tipicamente alentejanas. Com habitações de um só piso, caiadas com cal branca com barras de ocre, dão à fachada cor e beleza. Marco – localidade fronteiriça, junto à ribeira de Abrilongo. Pinturas rupestres da lapa dos Gaivões – pinturas monocromáticas, de tons vermelhos. A idade destas pinturas deve rondar os 2 500 – 3 000 anos a.C..”

Ponto de partida e de chegada na área do Parque Natural da Serra de São Mamede – igreja da aldeia da Esperança ou Associação Cultural e Desportiva ‘Amigos de Esperança’.

Depois da caminhada os participantes reuniram-se num almoço de confraternização...e para retemperar forças...

(Redacção|Fotoreportagem ©Notícias de Arronches)

留言


bottom of page