EQUIPA DA GERAL DO PATRIMÓNIO CULTURAL VISITA CONCELHO DE MORA

O Concelho de Mora recebeu no dia 7 de Outubro, a visita da Equipa da Direcção Geral do Património Cultural (DGPC). Esta visita aconteceu no âmbito de um projecto desenvolvido pelo Município de Mora, que tem como objectivo a identificação do Património Imaterial do Concelho de Mora.


Desta equipa fazem parte António Luís, Custódia Casanova, Isabel Rodrigues, Sertório Ramalho, Joaninha Duarte, João André e o Embaixador Rui Lopes Aleixo. A Equipa da DGPC, constituída pela Dr.ª Marta Costa, Dr. Paulo Maximino e Dr. Rogério Abreu, foi recebida ao início do dia no edifício dos Paços do Concelho. Ao longo do dia foram visitados locais de destaque de todo o Concelho. Em Brotas, a Olaria com a roda de oleiro e o ateliê de pintura em actividade e, posteriormente, a Igreja de Nossa Senhora de Brotas.

Na Freguesia de Pavia percorreram-se lugares onde se encontram as quadras escritas a carvão nas paredes das casas por altura do São Martinho, havendo lugar para “conversas” sobre as tradições da vila. Já em Mora, foram dados a provar alguns pratos típicos do Concelho, como é o caso das migas. Rumaram também a Cabeção onde foram apreciados os frescos da Igreja da Misericórdia, enquanto eram descritas as tradições religiosas da vila.

Para terminar esta visita, na adega “Cananó” decorreu uma prova de vinhos, ao mesmo tempo que foram dados a conhecer alguns utensílios tradicionais e as tradições da vinha, do vinho e das adegas.


(Fonte CMMora)